Como criar o hábito da leitura?

10:15:00

    Quando se trata de hábitos de leitura o brasileiro, infelizmente, não é autoridade no assunto. De acordo com o  NOP World Culture Score Index, que divulgou uma lista dos hábitos de mídia pelo mundo em 2015, o Brasil ocupa a 27ª colocação de 30 países analisados, onde dedica-se apenas 5 horas e 12 minutos de leitura por semana! Em primeiro lugar está a Índia com 10 horas e 42 minutos semanais. A lista completa ainda mostra países subdesenvolvidos como Filipinas, Venezuela e Turquia a frente do Brasil. Então não há desculpas. Nós PRECISAMOS ler mais!

    Vamos fazer uma analogia: quando você começa ir na academia, não é a melhor sensação do mundo, certo? Porque dói, é cansativo e você tem que se puxar para conseguir ir todos os dias, mas chega um momento em que os benefícios que aquilo está te trazendo te motiva tanto que você não consegue mais ficar sem. Com a leitura é a mesma coisa! 
Mas como conseguir ler todos os dias? Ou ler mais de 1 livro por mês? Como deixar a preguiça de lado? Bom, se você chegou até aqui, já é um ótimo sinal!
    Primeiramente você precisa encontrar seus gostos literários. "Mas como vou saber se eu não leio?". Eu costumo perguntas às pessoas que tipo de filmes elas gostam, e a partir daí, você pode investir naquele gênero também na literatura. Terror, ficção científica, romance, comédia romântica, suspense, etc.Porque há muitos gêneros literários e autores incríveis que estão esperando por você!




Ainda citando a analogia com a academia, quando você está acostumando o corpo com os treinos, os instrutores colocam pouco peso e vão aumentando gradativamente. Da mesma forma na leitura você começa com livros mais "leves", mais fáceis de ler como os do gênero Y.A - Jovem Adulto , livros estilo John Green, Diário de um Banana,  etc. Procure gêneros Ficção Juvenil ou YA.

 Livros de mitologia - ainda dentro do universo infanto-juvenil - como os do Rick Riordan também são bons para um começo de prática leitora. 

Livros chick-lit, as comédias românticas da literatura, também são boas escolhas. Por serem divertidos e abordar assuntos cotidianos.


E esse é o "segredo". Pegar um livro mais leve, divertido e fácil de ler para ir desenvolvendo seus gostos literários, acredite, é muito difícil começar a gostar da literatura pelo Machado de Assis! 

É importante também, estabelecer metas diárias de leitura: ler 30 minutos todo dia, ou ler 1 capítulo todo dia já é um bom começo.

Lembre-se que um hábito precisa ser praticado todos os dias para que seu cérebro torne-o algo cotidiano como escovar os dentes ou tomar banho. Depois volta aqui e compartilha comigo sua evolução e suas opiniões sobre os livros e gêneros nesse post citados.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.