Gêneros literários. Você sabe quais são e do que se trata cada um deles?

10:14:00



Os gêneros são como famílias, que juntam coisas em comum para melhor entender suas características. A primeira divisão surgiu ainda nos tempos do Aristóteles e do Platão. Na verdade, ainda hoje essa divisão é utilizada, o que aconteceu foi o surgimento de subcategorias ou subgêneros que toram a literatura algo tão abrangente e diverso.


Tudo partiu dessa classificação: narrativo ou épico, lírico e dramático. Vamos voltar à época da escola e fazer uma breve revisão: tudo que é lírico, remete à poesia, sonetos, sátiras enfim, tudo o que podia ser recitado e acompanhado com uma Lira - instrumento grego antigo semelhante a uma harpa - por isso o nome lírico, vem de Lira. É onde se exprime os sentimentos mais íntimos do ser humano. 
No gênero narrativo o escritor ou narrador vai retratar suas histórias em prosa, onde desenvolvem algo num determinado tempo e espaço.

É aqui que se concentra o maior número de subgêneros ou subgrupos. Encontramos nesse gênero os romances policiais, romances psicológicos, fábulas, novelas, crônicas como as de Machado de Assis, os ensaios e os contos. E de todos esses gêneros surgem os subgrupos como os apocalipses zumbis, biografias, chick-lit, fantasia e ficção científica, terror, literatura fantástica como as histórias do Tolkien, literatura infanto-juvenil, literatura YA, paródia, sick-lit, suspense, vampirismo, autoajuda, literatura espírita, literatura de guerra, de aventura, literatura gótica, entre outros e também os tão comuns: trilogias e sagas como Harry Potter(saga) e Jogos Vorazes(trilogia) . 


Ou seja, 80% de tudo o que lemos descende do gênero NARRATIVO ou ÉPICO.

E quando falamos de drama estamos citando na verdade, produções teatrais como as famosas peças do William Shakespeare "Romeu e Julieta" "Hamlet" e "Sonhos de uma noite de verão".

Mas hoje em dia é muito comum obras narrativas serem adaptadas para os palcos assim como a última obra da J.K Rowling em "Harry Potter e a criança amaldiçoada", que foi toda escrita para palco mas sendo um universo expandido do mundo Potter que era gênero narrativo em sua essência.


Agora que você entendeu melhor sobre gêneros e suas origens fica mais fácil entender toda a gama de opções que a literatura nos dá atualmente, isso mostra o quanto a escrita se modifica ao longo dos anos e do quanto podemos criar em cima de algo já existente.

Espero que tenham gostado desse post informativo e educacional.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.