As 10 bibliotecas mais lindas do mundo!

15:58:00
Você tem o costume de frequentar uma biblioteca? Talvez a da escola ou da faculdade, certo? Elas podem até ser grandes e na visão de quem ama livros, ali é o paraíso. Com certeza essa lista com as as mais belas bibliotecas do mundo vai fazer você ficar de boca aberta  e quem sabe, adicionar uma delas no seu destino de viagem. 
Confira agora esses sonhos em forma de biblioteca:


10ª -  Biblioteca de Vennesla - Noruega



Seu projeto futurista, digno de um filme de ficção científica tem cada detalhe pensado no meio ambiente e no aproveitamento de espaço. A biblioteca, que foi construída em 2009 tornou-se um centro cultural.




9ª -  Biblioteca Pública de Nova Iorque


Além de oferecer mais de 53 milhões de exemplares, a biblioteca é cenário de muitos filmes como O Dia Depois de Amanhã, Homem Aranha e até Robert Langdon passou por aqui!



8ª -  Biblioteca da Universidade de Trinity - Irlanda


É a maior biblioteca do país. Conta com mais de 4,5 milhões de livros!



7ª -  Mosteiro de São Floriano - Áustria


Construída em 1744, a biblioteca conta hoje com mais de 150  mil exemplares, dentre eles raríssimos manuscritos dos séculos XVI e XVII. 


6ª -  Biblioteca George Peabody - Baltimore - Estados Unidos


Contando com mais de 300 mil exemplares, a biblioteca construída em 1878 foi fundada por George Peabody, um famoso mercador do século XIX que começou a colecionar livros.


5ª -  Real Gabinete Português de Leitura - Rio de Janeiro - Brasil


Fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses, todos refugiados políticos. Considerada uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo pela revista The Time. Os cerca de 350 mil volumes contêm obras raríssimas como um exemplar da edição "princeps" de Os Lusíadas de Camões (1572).



4ª -  Biblioteca Nacional - Viena - Áustria


A maior biblioteca da Áustria foi construída em 1722 em uma ala do Palácio de Hofburg. O local exibe pergaminhos que remontam até ao século 15 a.C



3ª -  Biblioteca do Mosteiro de Admont -  Áustria


Em se tratando de mosteiros, essa é a maior biblioteca do mundo. Construída em 1776, ela contém hoje mais de 200 mil exemplares.




 2ª  Biblioteca da cidade de Stuttgart - Alemanha



Inaugurada em 2008, o edifício possui 11 andares! Tudo muito limpo e muito branco para facilitar a leitura e concentração.



 1ª  Clemmentium - Praga - República Tcheca

Prepare seu coração! Você vai ver as imagens da Biblioteca mais linda do mundo!



Construído em 1722 o edifício é a obra mais sublime da arte Barroca. O Clementium abriga mais de 20 mil livros já foi considerado um dos maiores colégios jesuítas de todo o mundo.


O teto é repleto de afrescos do pintor Jan Hiebl



E aí, gostou dessas bibliotecas? Conta pra mim qual foi a sua  biblioteca preferida!






Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.