Vamos falar sobre a Literatura Fantástica?

23:20:00
Fantasia é, resumidamente, uma obra artística que provoca uma ruptura com a realidade. É um gênero literário que faz uso da magia e de elementos sobrenaturais para construir suas histórias. Tudo isso faz da literatura fantástica um denso e expressivo universo a ser explorado e principalmente: para ser lido!

Origens 

As inspirações da literatura de fantasia certamente advém dos mitos e lendas que sempre fizeram parte da cultura e história dos povos.
Ainda na Grécia Antiga, os primeiros contadores de histórias fantásticas as denominavam epopeias ou aventuras épicas em que seus herois enfrentavam perigos mortais, criaturas das trevas, ciclopes, sereias e uma infinidade de criaturas que ainda fazem parte da moderna literatura.


No início do século XX surgiu uma corrente literária denominada Realismo Mágico. Uma de suas particularidades está em fundir a realidade (REALISMO) com o universo mágico, tornando coisas irreais ou estranhas em algo cotidiano. Esses elementos mágicos não necessitam de uma explicação, apenas são apresentados de forma intuitiva.
Um grande exemplo do Realismo Mágico é a obra "Cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Marquez.


Na obra, os personagens são apresentados a elementos fantásticos e mesmo ficando surpresos agem com naturalidade àquelas situações. Inclusive, muitas doenças foram retratadas como descrições mágicas como "a peste da insônia e do esquecimento". 

Livros

Vários escritores se aventuram pelo gênero, muitos deles são considerados referências mundiais e se tornaram ícones da literatura, e encontrar um desses livros em alguma estante por ai não é muito difícil. Eis alguns exemplos:

Harry Potter - J.K. Rowling


J.K. Rowling não só escreveu a saga de um menino bruxo que entra para uma escola de magia. Ela construiu um verdadeiro império e fez uma geração toda crescer lendo e acompanhando a saga de Harry. Inclusive, foi assim que surgiram muitos leitores vorazes tanto pelo gênero, quanto pela literatura num aspecto geral.

O Senhor dos Aneis e O Hobbit - Tolkien


Impossível falar de fantasia e não lembrar do "Senhor da Fantasia", alcunha de um dos maiores escritores de todos os tempos. Tolkien, praticamente criou uma nova literatura de fantasia. Ao londo de 12 anos - isso mesmo! - ele, que era filologista (estudioso de linguagens) cativou milhões de leitores do mundo todo com a história de um Hobbit, alguns anões, elfos e um anel mágico! A complexidade e a detalhada estruturação da história o consagrou uma referência e inspiração para boa parte de todos os livros de fantasia que conhecemos.

As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis


Nunca antes, entrar em um guarda-roupas foi tão incrível! Nos últimos 67 anos C.S. Lewis encantou gerações com sua obra-prima. Um lugar onde a magia encontra a realidade e consegue trazer de uma forma subjetiva um assunto tão complexo como a fé. Sim, suas histórias são, entre tantas coisas, uma metáfora de tudo o que aprendemos sobre Deus e suas criações.


Lewis, com sua maestria, sensibilidade e imaginação consegue encantar de todas as formas possíveis a criança que há em nós, ou trazê-la de volta, muitas vezes.


Existem enfim, muitos outros autores consagrados e que tornam um simples livro em algo que muda a forma que passamos a ver as coisas.
Um estudioso do gênero chamado Roger Caillois disse que "o fantástico manifesta uma ruptura no mundo real" e é isso mesmo que precisamos às vezes. Sair um pouco dessa realidade tão rude e triste e navegar pelo oceano infinito de imaginação e aventuras que a literatura fantástica nos proporciona.

No próximo post falarei sobre os autores nacionais que já estão se embrenhando nesse gênero literário e fazendo muito sucesso!
Acompanhem ;)


2 comentários:

  1. Oi Mi!
    Estive olhando seus livros lidos e temos um gosto muito parecido! Muitos livros lidos em comum; e a fantasia é meu gênero favorito! Post muito importante e legal, parabéns! :) beijos

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo! Que fantástico! Não tem como não se apaixonar pela fantasia, não é mesmo?
      Que bom que gostou do post. Vamos trocar muitas indicações de leitura e ideias, pelo jeito. :D

      Excluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.