Os 10 livros que todo professor deveria trabalhar na sala de aula

21:00:00

Uma pessoa é feita das relações de imagens, modelos e demais representações da realidade construídas por ela. 
É exatamente na fase entre os 7 e 17 anos que formamos nossa personalidade e nosso conhecimento básico/fundamental. Período esse, em que nos encontramos na sala de aula, passando muitas horas aprendendo matérias cognitivas e muitas coisas não cognitivas também. 

Infelizmente as famílias vem transferido o papel de formação de cidadania para a escola. Então, já que é o professor que vai ter que ensinar muito a noção de mundo, conhecimento e valores como ética e respeito, esse post vai ajudar você, pedagogo, professor ou diretor a trabalhar com livros em sala de aula para auxiliar nessa importante missão!

1. Extraordinário -  J.R. Palaccio

Assunto: Deficiência física e amizade.
Idade adequada: a partir dos 08 anos

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” August Pullman

Sinopse:  Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade - até agora.
 Nesse livro temos a perspectiva de um menino de 10 anos com o tratamento que recebe das pessoas à sua volta. Ele mostra o quão cruel uma pessoa pode ser e como a criança reflete as ideias dos pais. Ótimo para trabalhar respeito às deficiências, compaixão e amizade.

2. Os 13 Porques - Jay Asher

Assunto: Bullying
Idade adequada: a partir dos 13 anos

A febre do momento - virou série na Netflix. 
Sinope: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Ótimo para falar sobre bullying, as consequências disso. Ajuda a quem está sofrendo e mostra a realidade para quem pratica.


3. A Lista Negra - Jennifer Brown

Assunto: Bullying
Idade adequada: a partir dos 13 anos

Continuando no tema de bullying e ambiente escolar. 
Sinopse: Essa é a história de Val e Nick. Eles são dois adolescentes que se conhecem no primeiro ano do ensino médio e se identificam de imediato. Val convive com pais ausentes, que brigam o tempo todo e só criticam suas roupas e atitudes. Nick tem uma mãe divorciada que vive em bares atrás de novos namorados. Os dois são alvo de bullying por parte de seus colegas do Colégio Garvin. Nick apanha dos atletas e Val sofre com os apelidos dados pelas meninas bonitas e populares. Ambos compartilham suas angústias num caderno com o nome de todos e tudo que odeiam, criando um oásis, um local de fuga, um momento de desabafo, pelo menos para Val. Já Nick não encara a lista e os comentários como uma simples piada. Há alguns meses, ele abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma co¬lega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista das pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos.

4. Os botões de Napoleão - Penny Le Couteur e Jay Burreson

Assunto: Ciências (Química)
Idade adequada: a partir dos 14 anos

Um livro muito bom para estimular os adolescente na descoberta do mundo da Química e as transformações que ocorrem na matéria.
Sinopse: Será que podemos explicar o fracasso da campanha de Napoleão na Rússia, em 1812, por algo tão insignificante quanto um botão? Com estilo cativante, temperado por diversas histórias curiosas, os autores fazem uma fascinante análise de 17 grupos de moléculas que - como o estanho dos botões dos uniformes do exército napoleônico que se desintegraram no frio do inverno russo - influenciaram a história mundial e produziram grandes feitos e avanços. Além disso, determinaram o que hoje comemos, bebemos e vestimos.

5. O  mundo de sofia -  Jostein Gaarder

Assunto: Filosofia
Idade adequada: a partir dos 10 anos

Um livro que pode ser utilizado como um projeto. Podendo ser trabalhando ao longo dos anos com as turmas, ou alguns capítulos com cada turma.
Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de 'lição' em 'lição', o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

6.  1984 -  George Orwell

Assunto: Ciências Sociais - Liberdade - Revolução - Controle do governo
Idade adequada: a partir dos 15 anos

Sinopse: Em seu último romance, o autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registos históricos, a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade. Uma sutil crítica aos governos Totalitários de 1930 e 1940. Um clássico moderno.


7. A Revolução dos bichos - George Orwell

Assunto: Crítica moderna ao uso/abuso do poder - Política
Idade adequada: a partir dos 15 anos

Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.


8. Uma breve história do Tempo - Stephen Hawking 

Assunto: Ciências (Física, Astronomia)
Idade adequada: a partir dos 15 anos

Sinopse:Marco definitivo da literatura de divulgação científica. Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? 


Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Para o iniciado, Uma breve história do tempo é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação



9. O homem que calculava - Malba Tahan

Assunto: Matemática 
Idade adequada: a partir dos 12 anos

Sinopse:As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.


O Homem que Calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites. 


10. George e o Segredo do Universo - Lucy & Stephen Hawking

Assunto: Ciências (física, astronomia, cosmologia)
Idade adequada: a partir dos 10 anos

Sinopse: Escrito por um dos principais cientistas da atualidade, o prêmio Nobel Stephen Hawking, e sua filha, a jornalista e escritora Lucy Hawking, 'George e o Segredo do Universo' combina aventuras diversas e envolventes com fascinantes explicações científicas sobre o universo e os planetas, incluindo as idéias mais recentes do respeitável físico Stephen Hawking sobre os buracos negros.

Espero que tenham gostado dessa lista e que esses livros ajudem crianças e adolescentes a aprender e principalmente para estimular a leitura.

Você acha que ficou algum livro de fora dessa lista? Coloque nos comentários.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.