Jane Austen na Estante #ProjetoDeLeitura01


Jane Austen é uma das maiores escritoras inglesas de todos os tempos. Ela nasceu no dia 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra. Filha do reverendo George Austen e de Cassandra Austen, ela foi a segunda mulher dentre sete irmãos!

Quando completou oito anos, foi enviada a um internato – junto de sua irmã Cassandra, sua melhor amiga durante toda a vida – para receber a educação formal. Seus primeiros contatos com os livros vem do acesso à biblioteca da família, permitido apenas após a volta do colégio interno.

Ainda na adolescência Austen começou a escrever. A comédia "Lady Susan" foi escrito quando ela tinha 19 anos e aos 22 anos ela havia escrito dois dos seus mais célebres romances "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade" mas como foram rejeitados por várias editoras, somente 14 anos depois eles foram publicados e ainda por cima nem levavam o nome dela! Era identificado apenas por "Uma Senhora".

Depois disso ela publicou "Emma" "Mansfield Park" e "A Abadia de Northanger" romances em que ela queria mostrar a própria mulher buscando casamentos que a favorecessem e não apenas aceitando a decisão de seus pais.

Os autores ingleses são muito famosos pela forma irônica e engraçada com a qual constroem suas obras, e nos livros da Jane isso não é diferente.

Os textos dela mostram uma clara proximidade com sua própria vida, sendo quase uma leitura autobiográfica, e mesmo ela nunca tendo se casado, acredita-se que ela teve namorados. Quando jovem, inclusive aceitou um pedido de casamento, mas depois fugiu.

O filme "Amor e Inocência" protagonizado pela atriz Anne Hathaway é uma biografia da Jane Austen e se aproxima muito do que foi a vida dela, e ele mostra esse romance com um jovem advogado, que serviu de inspiração para ela escrever "Orgulho e Preconceito" e outros dos romances dela.

Ela morreu ainda jovem, tinha apenas 42 anos vítima do mal de Addison. E deixou inacabado a obra "Sanditon".

Por todo esse sucesso, mesmo 200 anos depois de sua morte, que eu decidi dedicar um mês inteirinho para conhecer um pouco da sua obra.


A partir do dia 1º de junho até o dia 30 vamos ler 3 romances dela: "Razão e Sensibilidade", "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão". Os filmes produzidos com algumas dessas obras, incluindo o filme citado acima - que fala da vida da Jane - também serão vistos para complementar a nossa imersão no mundo Austeniano (hahah)

Então vamos às "regras"

1. Não há regras! Somente tentaremos ler na sequência as obras citadas acima e assistir os filmes no intervalo de um romance e outro.
2. Você não precisa ler os 3 livros. Pode ler aquele que você quiser.
3. Poderemos criar um grupo no WhatsApp para irmos discutindo nossas impressões ao longo da leitura.
4. Na última semana vamos fazer um resumo geral das obras, filmes e tudo o que quisermos saber sobre ela.

Eu vou ler nessa edição - lindaaaaa -  da Martin Claret (o rosa contém os romances que serão lidos) inclusive, estou fazendo um sorteio dele na página! Esse aqui é o link > Sorteio de Um livro + Uma caneca


Então, se você quiser embarcar nessa aventura rumo ao século 18 e mergulhar de cabeça nos romances de época, vem comigo!

Deixe abaixo nos comentários se você quer participar para que eu possa te localizar e criar o grupo no Whats! Um grande beijo! 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Beleza, Bárbara! Já te adicionei no grupo! Beijão!

      Excluir
  2. Amei, mas os livros dela é tão caro kkkkkk, vou ver se consigo o livro dela para podermos ler.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Se você quiser só me manda pelo face na página o teu whats. Hoje a noite vamos ajustar os ultimos detalhes. Beijão!

      Excluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.