Como se concentrar na hora da leitura #dicasdami

15:06:00

Eu sei o quanto é difícil ter muitas atividades para realizar e ainda achar tempo para ler. 
Como isso é parte do meu trabalho também, devido ao blog, me pressiono para fazer as leituras, mas nem sempre consigo. Então eu resolvi anotar o que eu estava fazendo no momento da leitura, coisas que estavam ao meu redor e etc. Depois disso observei que a distração e a falta de metas diárias foram o que mais me atrapalharam quando estava lendo ou tinha que ler.
Pensando nisso resolvi compartilhar algumas dicas e truques que podem ajudar para se concentrar na leitura.

Dica nº 1: Desligue tudo!

Sei que dá até uma dorzinha ao falar isso, mas o notebook, celular e as redes sociais com suas infinitas timelines são os maiores vilões na hora de tirar a concentração na leitura.
Quando você for ler, deixe o celular longe no silencioso ou silencie aplicativos como facebook e whatsapp. Desligue a televisão, computador, tablet ou qualquer outro equipamento eletrônico que pode te prender a atenção. Assim a leitura vai ficar mais prazerosa, além é claro, de render bastante!

Dica nº 2: Não deite para ler


É tiro e queda. Você trabalhou o dia todo, chegou em casa e trabalhou de novo arrumando as coisas, fazendo o jantar, talvez, ou quem sabe acabou de chegar da aula. Você pega o livro, se encosta na cama, se ajeita bem confortável e 10 minutos depois você está dormindo. Isso também acontece comigo, camarada!
Essa talvez seja a parte mais difícil, pois precisamos de conforto para ler e ao mesmo tempo quando estamos tão confortáveis podemos cair no sono. 
Eu geralmente tento ficar na escrivaninha lendo ou sento no sofá. E mudo de posição constantemente se estiver na cama. Mudo de ambiente também. Na cozinha, na sala, na área etc. Isso vai te dar um gás na hora da leitura, ainda mais se for um livro mais difícil ou muito descritivo.

Dica nº 3: Metas diárias ou semanais.

O correto seria ler todos os dias. Mas confesso nem mesmo eu consigo fazer isso. Então eu defino metas semanais como "ler 100 páginas" "ler x capítulos". O final de semana é o dia que mais rende a leitura por ter mais tempo livre, então aproveite!
Defina pequenas metas todos os dias ou todas as semanas, como eleger alguns dias da semana para ler durante 1 hora, por exemplo. Se você deixa claro que todas as quartas-feiras e sextas-feiras você vai ler durante 1 hora sem interrupção, você acaba aproveitando melhor o momento e por consequência se concentra só naquilo, pois estava programado com antecedência.

Dica nº 4: Evite comer durante a leitura


É o caso de fazer duas coisas ao mesmo tempo. Comer requer atenção, para que você não derrame a comida, por exemplo. E ler também requer atenção. Então evite coisas que vão disputar a sua atenção enquanto ler. O ideal é se hidratar durante a leitura com muita água. Mas café e chá também vale, desde que você não derrame no seu livro. haha 
Eu não tomo nada além de água enquanto leio. Quando faço café tomo ele e só depois volto a ler.

Dica nº 5: Ache alguém que está lendo o mesmo livro que você


É incrível poder dividir a leitura com alguém. Procure em grupos literários no facebook, pois com certeza vai encontrar alguém para conversar nos períodos de intervalo da leitura e isso incentiva muito a dar sequencia e finalizar os livros.

Bom, essas foram as minhas dicas, coisas que eu mesma sempre tento aplicar ou já estou fazendo na minha vida.

Se você gostou, compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas possam ter acesso e se você tem alguma outra dica e quer dividir conosco, deixe ela nos comentários aqui em baixo.

Beijos da Mi!



Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.