Resenha #26: Trono de Vidro - Sarah J. Maas

Autor: Sarah J. Maas
Título: Trono de vidro
Edição: 1ª ed
Ano de publicação: 2013
Editora: Galera record
Nº Páginas: 392 páginas
Gênero: Fantasia


Bibliotecas estão cheias de ideias, talvez a mais perigosa e poderosa de todas as armas. 

  Enquanto eu espero o volume 3 da série Corte de Espinhos e Rosas (clique aqui para acessar a resenha) ser lançado, resolvi ler mais livros dessa autora. Muitas pessoas me falaram que essa série é tão boa quanto a outra, mas resolvi ler para poder julgar. Vamos à resenha, onde contarei o que achei dele e darei uma nota no final.


Sinopse: "Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, um jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo."









  Celaena é a assassina mais famosa do mundo e está presa nas minas de Sal de Endovier a um ano, depois de ter sido pega (alguém a traiu entregando sua localização). Essa prisão é uma das piores existentes e a maioria das pessoas não consegue ficar por poucas semanas sem perder a sanidade. Lá os prisioneiros realizam trabalhos forçados e muitas vezes recebem castigos físicos e psicológicos.

  Um belo dia o príncipe herdeiro, Dorian, aparece nas minas de Sal para fazer uma proposta a assassina. Caso ela aceitasse ser a campeã dele, na competição que o rei estava organizando, e ela ganhasse ela teria que servir ao rei por mais 4 anos e então estaria livre, caso ela não aceitasse ou perdesse, ela iria passar o resto da vida em Endovier.

  Celaena estava fraca e muito fora de forma depois de passar tanto tempo nas minas de sal, então para poder aumentar suas chances de vitória ela teve que trabalhar duro para recuperar a força que um dia teve e assim poder enfrentar todos os 23 ladrões, assassinos e guerreiros treinados que competiriam contra ela. Chao (capitão da guarda real) foi quem a ajudou a melhorar seu condicionamento físico.

  Ao longo da competição ela se torna mais próxima de Chaol e de Dorian. Tudo estava indo razoavelmente bem até que os campeões começam a morrer um por um e ninguém sabe quem os estava matando. A descoberta desse segredo vem com a informação de que talvez a magia não esteja extinta, como todos pensavam que estava, e a segurança da campeã fica ameaçada.

Você ficaria surpresa ao descobrir o quanto as pessoas estão dispostas a revelar quando pensam que não vai entendê-las.




  O que mais me fez gostar desse livro foi a personalidade de Celaena. Ela é uma mulher forte e independente, que não fica esperando outros resolverem seus problemas. Mesmo tendo passado por acontecimentos traumáticos, que endurecem as pessoas, ela consegue viver sem deixar o passado a afetar.

  Nessa fantasia há um pouco de romance, mas não é ele o foco central da história, já que acontece apenas em segundo plano. Então se você tem problema com livros cheios de romance não se preocupe, porque esse não é um deles.

  A relação entre os personagens e suas motivações são o foco desse livro, dando destaque principal a Celaena. Como primeiro livro, acredito que ele poderia ter sido mais animado e com mais cenas de luta (elas foram muito bem escritas e durante a leitura fiquei completamente imersa),  mas entendo que a escritora precisava abrir esse universo para os leitores, nos apresentando os personagens. Acredito que os próximos livros terão muito mais ação e isso me deixa muito animada e ansiosa para ler a continuação.




  O livro possui descrição na medida certa, narrativa simples e um enredo muito cativante. Estou ansiosa para ver mais desse universo e da magia que ele possui, portanto estou com altas expectativas, espero não me decepcionar.

  Quem sentir curiosidade sobre o passado de Celaena ou quiser complementar a leitura, a escritora escreveu contos antecedentes a prisão da assassina. O nome do livro se chama "A Lâmina da Assassina" e pretendo lê-lo  assim que eu terminar a leitura da série, mas muitos recomendam que leia-o antes desse como um volume 0.5.


  Ordem de leitura da série:

- A lâmina da assassina, volume 0.5
- Trono de vidro, volume 1
- Coroa da meia-noite, volume 2
- Herdeira do fogo, volume 3
- Rainha das sombras, volume 4
- Império de tempestades, volume 5 (foi dividido em 2 volumes aqui no Brasil)
- Tower of dawn, volume 6 (ainda não foi lançado no Brasil e a história se passa ao mesmo tempo que o volume 5)
- Volume 7 (ainda sem título, sinopse e capa. Será lançado em 1º de maio de 2018 nos EUA e é o último livro)



Nota do livro: 4/5


Você pode adquirir esse livro na Amazon ou em outra livraria de sua preferência.

Me encontre no Skoob e no Instagram

Espero que gostem da leitura! Até a próxima ❤
-Clara Liz Brito Moreira 

2 comentários:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.