Outubro Dark: 13 filmes de terror + 1 musical para animar seu Halloween

12:43:00

Hola!


Nada melhor do que um filme temático para o Halloween, não é mesmo? 

Vou trazer algumas dicas de filmes, baseado puramente no meu gosto pessoal e intransferível, que creio serem imperdíveis. 
Os posts serão divididos em categorias, neste irei falar das minhas franquias e filmes clássicos de terror/suspense favoritos e para aqueles que não conseguem ver terror, um musical que tem tudo a ver com esta data.






Franquias

  • Evil dead ou como conhecido no Brasil como Uma noite alucinante;

Resultado de imagem para uma noite alucinante filmes

Uma das minhas franquias de terror favoritas. É  uma trilogia, sendo que o primeiro e o segundo filme são praticamente iguais, pois devido ao baixo orçamento do primeiro, o diretor Sam Raimi ( que dirigiu a primeira trilogia do Homem aranha), deve ter conseguido uma grana e regravou com melhores efeitos e o terceiro filme se passa em uma era medieval. Esta é uma história clássica, amigos passam final de semana numa cabana no meio do nada e um certo demônio está naquela região e resolve fazer uma social. O protagonista, Ash é um dos mais carismáticos do cinema de terror. Saiu um remake deste filme em 2013, mas nem de longe possui o impacto do original.


  • Hora do pesadelo
Resultado de imagem para hora do pesadelo
Meu amado Freddy Krueger não poderia ficar de fora desta lista. Ele me traumatizou na infância, mas hoje eu adoro esta franquia. São 7 filmes solo, mais Freddy x Jason e um remake em 2010 que foi desastroso.
Robert Englund é maravilhoso, ele consegue ser assustador e engraçado ao mesmo tempo. Os filmes da franquia criada por Wes Craven, são irregulares, mas na sua maioria são bons. Meus favoritos são o primeiro, o terceiro , o quarto e o quinto. Pode assistir nesta ordem sem problemas  que você não ficará perdido, pode pular o dois que é o pior de toda franquia sem sombra de dúvidas. 

  • Massacre da serra elétrica 
Resultado de imagem para massacre da serra eletrica
Outro clássico do terror, só que neste caso, só recomendo o primeiro. Se quiser ver os vários remakes, o inicio e etc que tem por ai como eu fiz , pode fazer, mas nada supera o original. Este primeiro massacre da serra elétrica é um filme pesado e ainda o melhor de toda a franquia. As cenas de tortura, Letherface e sua família são excelentes . Dirigido por Tobe Hopper, este filme lançado de forma independente é um dos melhores do cinema de terror. A fotografia e a cena final dele é uma das mais lindas do cinema de terror. Aliás Letherface, assim como Jason, são personagens vitimas de uma situação familiar complicada. Talvez eles sejam os vilões que mais tenho esse sentimento.
  • Hellraiser

Não Podia deixar de enaltecer meu muso Clive Barker, autor do livro e diretor desta franquia. Recomendo muito até o terceiro filme, só vi até o quarto, no total são 9 filmes. Mesmo sabendo que cai a qualidade, ainda quero terminar de vez. O primeiro filme lançado em 81 já é um clássico e ainda meu favorito. Tenho que enaltecer toda a mitologia criada por Barker e a maquiagem e caracterização dos Cenobitas. 

Clássicos
  • Psicose
Resultado de imagem para psicose

Não podemos falar em terror/suspense sem falar de Alfred Hitchcock. Escolhi psicose, pois é um filme muito mais gostável que Vertigo, meu favorito do diretor. Cheio de inovações narrativas , e técnicas de câmera que conseguiram construir um dos melhores personagens do gênero, Norman Bates. Esta história ficou muito popular com a série Bates Motel, que nunca vi, mas quem sabe um dia. Este filme é baseado no livro de mesmo nome, só que te digo, veja o filme primeiro e sem saber de nada. A surpresa é grande parte da ação. E existem sequencias desse filme dirigidas por Anthony Perkins o interprete de Norman neste filme Só que eu nunca assiti. 
  • Exorcista
Resultado de imagem para exorcista capa

Este filme é um filme que as pessoas desprezam um pouco hoje em dia. Só que pra mim é um dos melhores do gênero e que ainda tem o poder de assustar gerações. É uma história que vai além de ser uma menina possuída ou não pelo demônio. Também trata da fé ou falta dela, principalmente na figura do padre Karras, e da condição da mulher que é independente, mãe solo e profissional da arte. Ou seja , existem diversos paralelos dentro desta história. E este continua sendo o único filme de terror a ter concorrido ao Oscar de melhor filme e ainda ganhou outros 2 (Mixagem de som , e roteiro adaptado pelo proprio autor do livro William Peter blatty) das 9 categorias que recebeu, mesmo sendo este um gênero até hoje desprezado pela academia. Indispensável.
  • Eraserhead
Resultado de imagem para eraserhead

Este é o primeiro filme do cultuado diretor David Lynch, muito conhecido por seus filmes artísticos e muitas vezes confusos e sem uma explicação aparente. Pois bem , tudo começou aqui. Se você chegar no final e não tiver entendido nada, não se sinta mal, é assim mesmo. Este é um filme subjetivo, perturbador, estranho e triste. Entretanto, muito bom. 
  • Os inocentes
Resultado de imagem para os inocentes

Adaptação do intenso A volta do parafuso do Henry James. É um filme de atmosfera até leve no começo, só que a medida que as coisas vão acontecendo, vai ficando cada vez mais pesado. E o final é muito chocante. Uma ótima adaptação e um excelente atuação da diva Debora Kerr.
  • Nosferatu
Resultado de imagem para nosferatu


Este filme alemão, mudo, e preto e branco ainda é um dos melhores filmes de vampiro até hoje. É incrível a forma como a musica e as imagens se conectam e criam uma atmosfera que foi muito imitada, mas nunca superada. É incrível.
  • A profecia 
Resultado de imagem para a profecia


A clássica história do menino muito esquisito e que talvez seja filho do satanás. Além do clima macabro, temos um elenco maravilhoso, incluindo o maravilhoso Gregory Peck. Precisa assistir. Evite o remake, é bem inferior.


  • Fome de viver
Resultado de imagem para fome de viver

Se o fato de um filme ter David Bowie no elenco não te fizer ter vontade de assistir, não sei nem o que te dizer. Não existe mitologia tão original quanto esta. É um filme existencialista, não assusta, mas você verá uma nova abordagem sobre um tema já batido, o dos vampiros. Além disso temos, Catherine Deneuve e Susan Sarandon completando este elenco. Só amo.



  • Bebê de Rosemary 
Resultado de imagem para bebe de rosemary



Uma classico do terror psicológico, Rosemary é um retrato da condição da mulher, como mãe e parte da sociedade. Terminei tendo certeza que não quero ser mãe. Um filme que tem nos bastidores uma das histórias mais tristes, e é tido como um filme amaldiçoado. A mulher do diretor , Sharon Tate, foi assassinada grávida pela família de Charles Manson na mesma época em que o filme foi gravado. 

 E o musical ...

Rocky horror Picture Show


Resultado de imagem para rocky horror picture show

 Este é um musical que faz referência a vários filmes de terror, de monstro, Sci fi clássicos. Utiliza diversos clichês desses gêneros para construir uma sátira homenagem a esses filmes. Então temos o casal de jovens com o carro quebrado que entram numa mansão mal assombrada, gente de gente esquisita, um Doutor transexual da Transilvânia, e alienígenas. Além de bastante representatividade LGBTQ. Este é um dos meus musicais favoritos da ida, as musicas são ótimas e você quer sair dançando todas loucamente. Tim curry é um show a parte, como sempre. Se não quiser ver nenhum outro filme da lista porque tem medo, veja este e não irá se arrepender.








Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.