Resenha #34: Gigantes Adormecidos - Sylvain Neuvel

FICHA TÉCNICA


Autor: Sylvain Neuvel
Título:Gigantes Adormecidos - Livro 1 dos "Arquivos Têmis"
Edição: 1ª edição
Local de Publicação: Rio de Janeiro, 2016
Editora: Suma de Letras
Nº páginas: 306
Gênero: Ficção Científica


Sylvain Neuvel é um canadense com um histórico inacreditável de vida. 
Ele saiu ainda aos 15 anos da escola e depois disso "se virou  nos 30" trabalhando como jornalista, fazendo descontaminação do solo, vendendo sorvetes até que ele voltou a estudar. Hoje em dia ele é p.h.D em Linguística e tradutor juramentado, além de ser um baita escritor.

Quando ele escreveu o primeiro volume dos "Arquivos Têmis" em 2014 obteve mais de 50 "nãos!". Dá para acreditar? E foi somente em 2016 que a Del Rey Books resolveu apostar no romance de ficção científica escrito por ele.

A sua inspiração veio do seu hobbie: construir coisas para seu filho, como robôs, navios e aviões. Então nasceu "Gigantes Adormecidos" de 2016, "Deuses Renascidos" 2017 e o "Only Human" ainda sem título no Brasil com data de publicação para Maio de 2018.



SINOPSE


"Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de sua casa quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro.
Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e é a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia,e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a aparecer em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas uma vez montado o quebra-cabeça, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou para causar destruição em massa?"


CRÍTICA

Divido em 5 partes, o autor nos conta a história de uma maneira diferente, como o próprio nome da trilogia diz, são muitos arquivos reunidos que vão nos mostrando todos os lados da história. Eu nunca tinha lido nada que fosse dessa maneira. Esse compilado de entrevistas, relatórios, gravações e diários fazem com que você veja a história de fora, já que é narrado em terceira pessoa. Nos raros momentos em que é o próprio personagem quem fala ele apenas grava o que está fazendo naquele momento e o que pensa mas você não consegue sentir o que o personagem sente. É como se você recebesse em casa um envelope marrom sem identificação e com muitos papeis, você senta, abre o pacote, folheia rapidamente e começa a ler sem uma ordem muito definida. Essa é a sensação. 



Nosso personagem principal, o cara que entrevista os envolvidos no caso, que não tem nome, reúne a primeira pessoa que teve contato com o estranho artefato quando ainda era criança, Dra. Rose Franklin. Mas para encontrar o restante das peças ele precisa de uma equipe especializada, assim, os pilotos da aeronáutica Kara Resnik e Ryan Mitchell são escalados de imediato e mais tarde temos o gênio e  linguista Vincent Courture que vem do Canadá e a geneticista grega-bosnia Alyssa Papantoniou.

Com uma mistura chamada Arcana, criada pela Dra Rose, eles vão detectando pés, panturrilhas, antebraços, tronco e todas as partes serão levadas para um Complexo Subterrâmeo em Denver para montagem e estudo de como aquilo tudo funciona.

Todas essas pessoas estarão diretamente envolvidas com a descoberta mais importante da ciência e da história moderna já vista. Afinal, não é todo dia que você encontra peças de um robô alienígena que tem mais de 6 mil anos, o que balança as teorias evolucionistas e confirma a ideia de que não estamos sozinhos no Universo.

O livro traz mais do que uma história sobre alienígenas e a origem da vida na Terra. Neuvel vai nos pôr a par da Geopolítica. Todas as jogadas dos governos e os conflitos e tensões que uma arma desse porte, ainda sem muitas informações de como ela funciona e para que foi "deixada aqui" causa.
Uma queda de braço naval nunca tem um bom resultado. Por maior que pareça nos mapas, o oceano pode ser ocupado rapidamente e não gosto nada da ideia de colocar meu destino na mão de meia dúzia de capitães de submarino ceguetas tentando não trombar em nada.  pág 137

Ao longo da leitura - que é hipnotizante - você vai descobrindo tudo o que as pessoas fazem  pelo poder. E principalmente o quanto é uma má ideia sair por aí montando um robô alienígena sem ao menos saber para que ela foi construída. 

Se tem uma coisa em que eles são bons é em manter registros. Vocês também são muito interessantes no momento. De uma perspectiva evolutiva, a maioria dos sistemas que eles supervisionam ou estão próximos demais deles, e parecem banais, ou estão nos estágios iniciais da evolução, em geral sem vida inteligente ou até mesmo organismos complexos. Chegar à maioridade, como vocês estão fazendo agora, é um acontecimento raro, muito importante e empolgante. Acredite em mim quando digo que estão acompanhando vocês de perto. Pág 271

O livro desperta nossa curiosidade sobre os segredos do Universo e da evolução humana. Levanta questionamentos sobre nossa própria raça e acima de tudo o quanto somos cruéis uns com os outros, como podemos transformar qualquer coisa em algo destrutivo e prejudicial  só para mostrar a nossa força e audacidade. 
O tempo inteiro da leitura você fica esperando apreensivo a parte que vai dar problema. Por isso, além um ótimo romance de ficção científica ele também é um thriller bem construído.

Estou construindo uma arma formidável. Só que não é dessa verdade que estou me escondendo. Não há como se esconder disso. Passo a maior parte do tempo pensando no poder de devastação que ela tem. Percebi que pode ter sido um instrumento de paz, mas não do tipo de paz conquistado por meio da retidão e do entendimento. É uma máquina mortífera  e tem tanto poder que ninguém poderia fazer frente. Pág. 165

 

VEREDITO

É uma leitura indispensável para qualquer um, principalmente quem já é fã de ficção científica. 
Os personagens são incríveis, a forma da narrativa com arquivos de entrevista tornam ainda mais interessante a história. O narrador/entrevistador sem nome te dá a possibilidade de se colocar no lugar dele e isso torna a leitura envolvente e muito mais empolgante. 
Achei maravilhoso como o enredo vai desenvolvendo a história e tudo isso  faz desse livro uma leitura essencial e ele já se tornou uma das melhores leituras desse ano!

Eu já estou muito ansiosa para ler o segundo volume.

NOTA: 5/5
Você pode comprar esse livro na Amazon: http://amzn.to/2yipym6
E já compre junto o segundo volume, porque eu me arrependi de não ter os dois juntos: http://amzn.to/2gRfHbS

Um beijo e até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá Mi,
    Esse livro é hipnotizante não é!? Sua resenha está perfeita, fazendo jus a tudo o que o livro é! Parabéns!!! E te adianto que no segundo a tensão aumenta e muito! Rsrsrsrs... Prepare-se... Beijos!

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada Gustavo!
      Nossa, nem me fale, estou muito ansiosa pela leitura do segundo livro. Deveria ter comprado os dois juntos. Agora o jeito é aguardar. E quero ver a tua resenha também! Sabe o quanto eu amo elas! Beijo!

      Excluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.