Resenha #38: A Fortaleza: Mundo Sombrio - Day Fernandes

FICHA TÉCNICA

Autora: Dayanne Fernandes
Título: A Fortaleza: Mundo Sombrio
Local de publicação: Brasília, 2017 - 2ª ed
Nº de Páginas: 307
Gênero: Ficção Científica / Distopia



SINOPSE

"O sangue é a única saída. 
2070. A escuridão caminha lado a lado com o que restou da raça humana. Após uma guerra nuclear, a vida na superfície terrestre se extinguiu. Habitando gigantescos complexos estruturais subterrâneos, conhecidos como as Fortalezas, os sobreviventes tentam resistir à extinção. Entretanto, na Fortaleza n° 7, um império regado a sangue se ergueu"

CRÍTICA

Não é de hoje que uma ameaça nuclear gera insegurança, especulações e receio na humanidade. Foi ainda na década de 40, quando os Estados Unidos lançaram bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que o mundo pode, pela primeira vez, sentir a potência e o poder destrutivo que uma arma nuclear pode causar. 
Hoje, 72 anos depois, as tensões políticas  entre a Coreia do Norte e novamente, os Estados Unidos, fazem o mundo ficar em alerta para uma possível guerra nuclear e inevitavelmente uma 3ª Guerra Mundial iniciar e acabar de vez com a raça humana.

Você percebeu que quase sempre, quando falamos em fim dos tempos cogitamos a possibilidade de uma guerra nuclear? E não seria diferente na literatura, principalmente nos gêneros de ficção científica e distopia.



Por volta do ano de 2050, um futuro não tão distante assim,  começou a Guerra nas Nações, onde um país atacava o outro com pretextos vagos e sem nenhum escrúpulo, mas temendo o pior, os governos e algumas organizações iniciaram, anos antes, a construção de Fortalezas subterrâneas.  Até que um dia, infelizmente, os mísseis nucleares começaram a rasgar os céus do planeta, algumas pessoas ( poderosas e poucos civis que sabiam das construções) se abrigaram nesses lugares para se proteger, sem saber que ali seria, por tempo indeterminado, os seus lares.

Esse é o cenário da nossa resenha de hoje, livro da autora brasileira Day Fernandes que merece muitos aplausos! E vou lhes contar o porque:

Assim que os portões da Fortaleza Nº7 foram fechados aqui no Brasil, Anthony e seus dois filhos, Daniel, um pré adolescente, e Camille, uma criança, não poderiam imaginar o que o futuro lhes aguardava ali naquele lugar subterrâneo. 
Infelizmente, a ganância e a sede de poder e controle que o homem sempre utilizou para conseguir explorar os outros, também entraram no complexo subterrâneo e agora quem dita as regras é o terrível Governador Turtzi. Um tirano cruel que usa ideologias extremistas e provoca medo pelas leis implantadas por ele - como todo ditador faz, não é mesmo?

Quando um poder cai, proporcionalmente outro se levanta. pág 19

O governo separou a população  entre os Escolhidos e os Civis. Os Escolhidos eram aqueles que tinham aptidão para as áreas da ciência, engenharia e medicina e, por tanto, seriam úteis para a manutenção da vida ali em baixo, já os civis moravam na periferia e eram explorados, recebiam os restos de comida e até mesmo eram vendidos como escravos. 

Mas um grupo de pessoas, liderados por Anthony e seu melhor amigo, Cyrus, se levantou contra o governo e se esconderam na escuridão dos milhares de túneis da Fortaleza, os "Fantasmas" como eram chamados, agora eram a resistência contra o tirano.

A natureza humana é baseada no instinto de sobrevivência, e esse é o mais forte e primitivo impulsor em tempos de guerra. Nas palavras simplórias de meu pai, era matar ou morrer. PÁG 53

Anos mais tarde, no ano de 2070 o grupo passou a ser liderado pela Capitã Camille, aquela garotinha do inicio da história, filha de Anthony.  A menininha que sonhava em ver outra vez as estrelas se tornou uma mulher durona e corajosa. 



Todos nós somos resultados das nossas dores, disse um cronista chamado Fabrício Carpinejar, e é isso o que vemos e sentimos ao conhecer um pouco melhor a capitã. Tudo o que ela amava lhe fora tirado e nesse momento só restava proteger aqueles que a seguiam e conseguir sair dali em segurança. Mas depois de uma série de acontecimentos surpreendentes os planos e objetivos dela e dos Fantasmas mudam e vou contar: que surpresas incríveis vocês vão ter ao longo da história!


A Forteleza vai te levar para um mundo obscuro, perigoso, mas, principalmente, vai pôr a prova aquilo que temos de mais valioso: nossa capacidade de resistir e lutar por aqueles que amamos. 


Nós já temos o maior de todos os trunfos aqui mesmo: a vontade de lutar. Vamos tirar Turtzi do poder!  - PÁG 207

Aqui vamos conhecer, além da fod@stica Camille, Adam, Sarah, Will, Cyrus e muitos outros personagens marcantes e que vão te deixar com aquele gostinho de "quero mais"., porque, siiiiim! esse é o primeiro livro - OMG!-. Não poderei falar ainda do segundo para não dar um mega spoiler e também porque a autora ainda não finalizou ele, mas a expressão que eu fiquei lendo as últimas páginas mesclaram entre essas duas aqui em baixo:

(COM AS REVELAÇÕES E DESCOBERTAS)
 shocked kimmy schmidt GIF by Unbreakable Kimmy Schmidt

(COM AS AÇÕES DE CAMILLE E A CONSTRUÇÃO DO SEU RELACIONAMENTO COM O ADAM - muito orgulho!)
happy robert redford GIF

VEREDITO

A história tem uma ambientação muito bem trabalhada, os personagens são jovens e demonstram muita maturidade e desenvolvimento ao longo da história, e se tem uma coisa que eu gosto, e vocês sabem disso, são diálogos contextualizados, personagens e relações bem construídas e principalmente: mulheres fortes que fazem suas próprias escolhas e são admiradas pelo que são. E encontramos tudo isso e muito mais nesse livro! 
Eu amei a escrita dela! Mostrou que pesquisou muito, tem diversas referências científicas com fundamentos corretos. É uma história simples e muito bem feita e eu recomendo com todo o meu amor!


Nota: 5 / 5
SKOOB: 4,8 / 5 link: A FORTALEZA


4 comentários:

  1. Oi Mi,
    Fiquei mais ansioso pra ler esse livro!!! Também amo livros bem contextualizados e construídos!!! Espero gostar tanto quanto você! Literatura nacional tem sim seus grandes autores! Pena que tão pouco conhecidos... Linda resenha... Beijos

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste! Eu super amei :) A literatura nacional precisa ser valorizada, nós, enquanto leitores e blogueiros precisamos ajudar a destacá-la. Obrigada, Gustavo!

      Excluir
  2. Eu não consigo nem expressar o meu nível de amooor por você e essa resenha incrível, Mi!!!! Ai, meu Deus!!! Estou muito feliz por você ter gostado dessa jornada, que ainda está para ficar ainda mais emocionante(eu espero hahaha)!!! Obrigada por todas as palavras lindas, pelo incentivo, por ser essa pessoa tão querida! Mais um tesouro na minha vida que a literatura me presentou!!!
    Lindaaaaaaaaaa!!! <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, muito obrigada! Admiro seu trabalho e por isso mesmo ele merece ser destacado. Espero poder ajudar para que mais pessoas possam ter acesso às suas obras. Esse universo literário só tem me oferecido as melhores pessoas do mundo, por isso não tem como viver sem.
      Um beijo, Day! <3

      Excluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.