Como eu classifico e dou nota para minhas leituras #dicadami

18:49:00


Olá! Como vocês estão? Já estava com saudade de escrever no blog. Final de ano está todo mundo pedindo descanso, não é mesmo? haha As férias serão magicamente bem vindas!

Hoje eu queria compartilhar com vocês como eu avalio os livros que leio para fazer a resenha e como faço a classificação de 1 a 5 estrelas.
Vale lembrar que é de acordo com a minha opinião e gosto pessoal, não que essa seja, a maneira única e correta de se avaliar um livro.

Vamos lá!

1. Crítica.

Primeiramente vale ressaltar que a resenha precisa ser crítica. Deve conter sua opinião real, se você gostou ou não do livro, o que você sentiu. 
Precisa ser honesta(o), antes de tudo. E se é crítica há a necessidade de alguns parâmetros para se basear e analisar, correto?

Na crítica vamos tentar achar os pontos fracos da narrativa.

2. Personagens

Eu avalio a construção dos personagens e sua evolução. Os diálogos e pensamentos dele são os que revelam sua personalidade . Analiso a interação com os outros personagens também.
Avalio se ele é superficial ou se tem várias camadas de história que você vai descobrindo ao longo da leitura.
E então verifico se suas ações condizem com a personalidade dele e claro que se o personagem tiver algo em comum comigo eu posso achar ainda mais interessante o livro - coisas relacionadas a sentimentos.

3. Tema

Antes da leitura nós selecionamos os gêneros que vamos ler, e dentro deles poderemos encontrar diversos temas. Podemos ter uma distopia que critica a tecnologia, ou a religião, por exemplo.
Quanto melhor for a abordagem, com explicações que te convencem e que te deixa refletindo depois da leitura melhor é o desenvolvimento do tema.

Por exemplo: Guerra dos Mundos aborda o tema alienígena, apenas para criticar a própria raça humana. Isso se percebe durante a leitura e quando você acaba o livro tudo fez sentido. 

4. Enredo.

O enredo é a sequência da história, todas as ações, plot twist, e consequências que acontecem no livro.
Quanto melhor o enredo, mais o livro te prende - e mais post it vou adicionando no livro haha -.

Para citar alguns exemplos, considero um enredo maravilhoso o livro "The Heart of Betrayal". Você termina o livro com a respiração presa e nem percebe, de tanta agonia que a sucessão das ações dos personagens te causaram. Ou no espetacular "Conto da Aia" o enredo destrói suas esperanças, parece que nada vai dar certo e quando acaba o livro você fica mais angustiado do que quando estava lendo e não consegue aceitar que terminou daquela forma.

5. Ressaca

O quanto esse livro mexeu com você? O quanto você se imaginou na história ou desejou que o personagem se materializasse na sua frente? 
Também levo em conta as sensações que tive ao ler o livro.

Um bom livro sempre deixa uma sementinha dentro da gente, seja uma crítica ao consumismo, uma motivação para encarar a vida e até mesmo pode nos deixar mais românticos. Livro são feitos de palavras e sentimentos, sempre.


5 estrelas: Livrão da po#%! Enredo foi fantástico, personagens incríveis, tema muito bem abordado e a ressaca foi tensa.  Obrigo as pessoas a lerem também.

4 estrelas: Livro muito bom. Faltou uma coisinha aqui e ali, talvez um personagem, ou o tema, algo que não o tornou maravilhoso. Recomendo e adoro acompanhar as opiniões de quem também resolveu ler.

3 estrelas: Posso até ter gostado da leitura mas algo não fez sentido e me senti incomodada com alguma coisa durante a narrativa. Sem ressaca, foi uma leitura bem "OK". Recomendo apenas para as pessoas tirarem suas próprias conclusões.

2 estrelas: Bem ruim. Talvez não era pra mim e talvez eu  não recomende.

1 estrela: Abandonei a leitura ou fui pulando partes para concluir. Não recomendo pra ninguém.  
----

Até hoje li pouquíssimos livros que dei 1 ou 2 estrelas. Geralmente eu leio bem a sinopse antes e vou conferir o que o povo anda falando. É meu primeiro filtro, só então me aventuro.

E você, também faz a sua análise e chega a classificar os livros? Como você faz?

Um beijo e até mais!

3 comentários:

  1. Oi Mi! Bem interessante seu método de avaliação! O meu é muito parecido, levo a encadernação em conta também além desses já citados por você. Post muito legal! Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda conta com uma mágica/dom que é o de saber contar uma história. Eu amo demais suas resenhas, vc traz o essencial do livro sem dar spoiler. Meu "ídalo" heheh A encadernação eu também adoro avaliar, tem alguns livros que são tão lindos que dá dó de manuseá-lo. Obrigada, Gustavo!

      Excluir
    2. Nossa fico muito lisonjeado Mi!!! Muito mesmo!!! A admiração é mútua!!! Você escreve resenhas de que instigam, inspiram e impactam!!!

      Excluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.