Resenha #50: Deuses Renascidos - Sylvain Neuvel


 Uma figura metálica da altura de um prédio de vinte andares surgiu esta manhã no meio do Regent´s Park, em Londres (...) o novo gigante parece ser do sexo masculino, ou pelo menos foi construído à imagem e semelhança de um homem.



FICHA TÉCNICA


Autor: Sylvain Neuvel
Título: Deuses Renascidos  - Livro 2 dos "Arquivos Têmis"
Edição: 1ª edição
Local de Publicação: Rio de Janeiro, 2017
Editora: Companhia das Letras
Selo: Suma de Letras
Nº páginas: 388
Gênero: Ficção Científica


{spoiler alert! Se você ainda não leu o primeiro livro essa resenha pode conter algum spoiler dele}

SINOPSE:

"Ainda criança, Rose fez uma descoberta inacreditável: uma gigantesca mão de metal, escondida nas profundezas da Terra. Já adulta, ela dedicou sua brilhante carreira científica a resolver os mistérios que envolviam o artefato. Por que um robô gigante de origem desconhecida estava enterrado em pedaços ao redor do mundo? Anos de investigação renderam respostas intrigantes e perguntas ainda mais complexas. Mas a verdade está mais perto do que nunca, agora que um segundo robô, mais titânico que o primeiro, se materializou na Terra. E, quando outras máquinas colossais pousam no planeta, a humanidade vive seu pior pesadelo. Rose e seu time do Corpo de Defesa da Terra tentam impedir a invasão. É possível virar o jogo, se conseguirem desvendar os últimos segredos de uma avançada tecnologia alienígena. A arma mais poderosa da humanidade é seu conhecimento — e esta é uma batalha de vida ou morte pelo controle da Terra... e talvez até das estrelas."


10 anos se passaram desde que Rose e sua equipe encontraram, montaram e colocaram em funcionamento a robô Temis.




Vincent Courture e Kara Resnik agora fazem parte do Corpo de Defesa da Terra e são celebridades internacionais! Rose está de volta! Como? Logo nas primeiras páginas você se depara com a continuação daquele final surpreendente do primeiro livro. E lembram o que eu falei na primeira resenha?
Não? Eu recordo pra vocês:

Ao longo da leitura - que é hipnotizante - você vai descobrindo tudo o que as pessoas fazem  pelo poder. E principalmente o quanto é uma má ideia sair por aí montando um robô alienígena sem ao menos saber para que ela foi construída.  (trecho da resenha de Gigantes Adormecidos)

É, e parece mesmo que não foi uma boa ideia. De repente começam a surgir robôs por todo o canto do planeta. E eles ficam ali, parados, inertes causando todo o tipo de sentimento nas autoridades e na população. Uns os amam, os idolatram - afinal foram ensinados assim nos últimos 10 anos com a Têmis - e outros entram em pânico e sabem que a destruição é certa. Mas afinal, o que eles querem conosco? Teríamos despertado sua ira ao usar uma arma feita por eles? Certamente não estão aqui por um bom motivo.



- Mais robôs?                                                                                                                            - Sim. Já são onze! Não ficou sabendo? É uma merda de invasão! Apareceram tantos que até acabaram os nomes de titãs.   (pág 162)


Agora, parece que Rose confirmou suas ideias de que Têmis fora escondida por uma razão e por isso esses robôs vieram à Terra, talvez queiram levar ela de volta para "casa"e com isso causar o fim de tudo e por esse e vários motivos ela acaba se culpando.

Nunca deveria ter caído naquela maldita mão. Nunca deveria ter encontrado o restante das peças. Ela nunca deveria ter voltado à vida seja lá qual fora a razão pra isso.

Eu cruzei uma linha que nenhum de nós deveria cruzar. Eu morri. E ainda estou aqui. Enganei a morte. Desafiei o poder de Deus. Eu matei Deus, e agora me sinto vazia por dentro. (pág 19)


E eu não posso mais falar a respeito da história  para não me empolgar aqui e dar uns spoilers marotos. O que tenho pra dizer é que Rose é magnífica - mesmo dando umas crises existenciais de vez em sempre - quem nunca? haha O personagem desconhecido lá que parece saber muito sobre os alienígenas tem um papel fundamental que vai, discretamente, nortear as ações de nossos personagens principais. Kara não apareceu tanto assim da metade em diante, mas quando apareceu, me fez chorar! Vincent continua incrível! E a nova personagem que surge, Eva é uma grande promessa para o terceiro volume (assim eu espero).


VEREDITO

O segundo volume dos arquivos Têmis é espetacular! Surpreendente e absurdamente bem feito! Com um humor nerd bem característico do autor você fica tenso e ao mesmo tempo se diverte com os personagens, é uma leitura densa e ao mesmo tempo leve pela forma de escrita.

Também é uma verdadeira aula de química e biologia. Deu até saudade do ensino médio - sim, me julguem, eu amo essas duas matérias, até cheguei a cursar alguns semestres de química - voltando ao assunto: Sylvain conduz uma obra de ficção científica brilhantemente. Ele não apenas lança uma teoria ao acaso, ele explica elas e o pior ou melhor de tudo, é que é praticamente possível todas essas explicações científicas. Quem gosta de uma boa leitura não pode deixar de ler Deuses Renascidos!




A cada nova revelação o autor me prendia tanto no livro que eu não conseguia parar de ler e amei muito mais esse livro que o primeiro, apesar de os dois serem perfeitos!

CLASSIFICAÇÃO DA MI:



Onde comprar?
Americanas: Deuses Renascidos
Amazon:    Deuses Renascidos 

4 comentários:

  1. Oi Mi!
    O que dizer desses livros colossais!? Com certeza no futuro serão clássicos do gênero! Espero que "O Problema dos Três Corpos" também te agrade!!! Resenha impecável! Seu estilo de escrever é muito cativante! Fotos lindas, citações muito bem escolhidas! Parabéns... Beijo!

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza eles serão um clássico! Não tem como os ver de outra forma. Estou me segurando pra não iniciar logo a leitura do "Problema dos Três Corpos" sem antes acabar os que preciso. Eu li a sinopse e fiquei muito ansiosa!

      Ah, muito obrigada! Você é um querido! Eu aprendi muito com as tuas resenhas também, mas teu dom de contador de histórias me supera. Admiro teu trabalho demais!

      Beijos!

      Excluir
  2. Que fotos maravilhosas 😍 AMEI a resenha.
    Beijão

    ResponderExcluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.