RESENHA #52: A Mulher Silenciosa de A.S.A Harrison


FICHA TÉCNICA:

TITULO: A Mulher Silenciosa 
AUTORA: A.S.A. Harrison
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2013             
PÁGINAS: 256
GÊNERO: Romance





SINOPSE

"Jodi e Todd estão juntos há 20 anos e, aparentemente, levam uma vida invejável. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode bancar alguns luxos, como o enorme apartamento com uma vista deslumbrante para o lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, e o estilo de vida de Jodi. Psicoterapeuta, ela atende em casa apenas dois clientes por dia, e tem tempo de sobra para as sessões de pilates, as aulas de arranjos florais, os passeios com Freud, o golden retriever do casal, e o preparo das refeições gourmet de que tanto gosta. Jodi ainda fica ansiosa ao ouvir a chave do marido abrindo a porta. Todd diz que nunca encontrará uma mulher igual a ela. Essa fachada perfeita, porém, está prestes a ruir. Todd é um adúltero incurável, e Jodi sabe disso. Ela é a esposa silenciosa, preparada para tolerar as traições do marido com o intuito de manter as aparências. Até que Todd sai de casa — para viver com uma mulher com metade da idade dela, filha de seu melhor amigo. Magoada, humilhada e, por fim, financeiramente abalada, Jodi começa a contemplar o assassinato como uma opção razoável. Contado alternadamente nas perspectivas dele e dela, A mulher silenciosa é um livro sobre um casamento à beira do fim, um casal na direção da catástrofe, concessões que não podem ser feitas e promessas que não serão cumpridas. Um thriller psicológico sofisticado, que seduz o leitor desde a primeira página."



RESENHA:




Adquiri o livro A mulher silenciosa na última Bienal no RJ encantei-me, primeiramente, pela capa e pelo tom misterioso impregnado no título assim como na sinopse que também me agradou bastante. Mas ao iniciar a leitura fiquei com a sensação de estar de frente com mais uma história cliché de um casal que vive a tanto tempo junto e em uma rotina tão mecanizada que nem se recordam mais do porquê dividem a vida. Mas... eu estava completamente errada sobre isso e talvez você concorde comigo se der uma chance a essa história... então, vamos a resenha!


Jodi e Todd estão casados há 20 vinte anos, ou melhor dividem um teto há 20 anos, eles nunca se casaram realmente, mas não por vontade de Todd, houve uma época em que ele realmente queria que ela dissesse o tão sonhado “Sim” e ela fez questão de negar veementemente todas vezes. Não por falta de amor, mas porque ela não via a necessidade. Ambos estavam ali, saudáveis, felizes, se amando e apoiando um ao outro, tudo estava perfeito, nada precisava ser acrescentado ou retirado – e era nisso que Jodi gostava de pensar.  


Todd era aspirante a empreiteiro não tinha realmente cursado uma faculdade, mas era muito esforçado e trabalhador, o que proporcionava a ele e a Jodi uma vida confortável. Moravam em um belo apartamento em frente a um lindo lago, ambos tinham carros caros e Jodi podia dar-se ao luxo de atender seus pacientes apenas algumas vezes por semana, já que ela é psicóloga.


É de se esperar que ela, uma psicóloga, daria um basta nisso, encontraria um meio de se salvar, salvar os dois, mas o processo era sutil, insidioso, quase imperceptível. Aconteceu do modo como um rosto muda com a idade: todo dia você se olha no espelho e jamais consegue perceber a diferença. 


No entanto, a vida que Todd tinha com Jodi não era mais o suficiente para ele, quer dizer, Jodi lhe dava a segurança, conforto e familiaridade, mas o amor que um dia tinha sentido não estava mais ali há muito tempo. E Natasha, sua amante de 21 anos, ela sim sabia dar o amor que ele realmente precisava. Mesmo que ela fosse filha de seu melhor amigo e a tivesse visto crescer, mas, em contrapartida, Jodi tinha sido sua companheira por muitos anos.

Ele tinha um lado selvagem que não podia ser domado. Todd era independente, um dissidente, um homem em busca de um ideal vago e ilusório. Por mais que ele conseguisse obter ou acumular, nunca seria o suficiente. 

Todd depara-se com uma escolha a ser feita, e mesmo que parte dele ainda ame Jodi, Natasha é o sol que brilhou sobre as trevas de seu relacionamento rotineiro e cansativo. E ao tomar essa decisão, ele traça um limite novo em sua relação com Jodi, o qual ela não quer e não vai respeitar. Ela não vai ser substituída. Ela dedicou anos de sua vida a Todd e ele vai pagar com a própria vida se for preciso.


Em uma escrita repleta de detalhes enriquecedores A Mulher Silenciosa é um livro intrigante que vai te prender do início ao fim. A obra está alocada na categoria romance, no entanto, nele podemos encontrar mistério, suspense e muito drama familiar. A história se passa em Chicago e é contada em perspectivas alternadas, ou seja, ora conhecemos os pensamentos de Jodi e ora os pensamentos de Todd.




A.S.A Harrison



Onde comprar?


Espero que curta essa resenha e ajude a divulgar o trabalho tão especial do blog! Siga nos também nas redes sociais o nosso Instagram é o @estantedami e curta a página no facebook pra ficar por dentro das novas resenhas e sorteios.

Siga-me também nas redes sociais:
Sookb: natalhaneves
Instagram: @natalha_neves
Facebook: Natalha Neves
E-mail: natalha.neves@gmail.com



Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.