[Conhecendo melhor a FC]: ORIGEM E SUB-GÊNEROS

Olá! No segundo post da série #conhecendomelhoraficçãocientífica vou falar um pouco sobre a origem do gênero e sobre as categorias ou sub-gêneros dela.


CONTEXTO HISTÓRICO E SUA ORIGEM

Para entender melhor porque surgiu esse gênero literário basta analisar a própria história da humanidade.
Vamos voltar no tempo lá no século XVII (16) por volta de 1543 quando inciou-se a chamada "Revolução Científica". Os novos cientistas valorizavam a razão e tentavam explicar, racionalmente qualquer que fosse o fenômeno da natureza. E com o passar dos séculos e muitas descobertas e novas teorias científicas depois, chegamos  em 1820 quando iniciou-se o processo de outra revolução, dessa vez, a Revolução Industrial onde a tecnologia, sobretudo das máquinas de trabalho, chegavam com tudo para mudar completamente e para sempre os processos de produção e conhecimento no mundo.

E foi exatamente nesse período, quando o mundo sofria uma transformação gigantesca no ramo da ciência e da tecnologia, que os  escritores começaram a questionar a sua realidade e analisar o cenário em que viviam, sempre pensando no futuro.

A ficção científica nada mais é do que falar de uma realidade baseada em teorias científicas mas num cenário de ficção ( ou seja, que não é real).

Os autores criticavam os padrões de vida e quase sempre viam o futuro com descrença.

Robôs, alienígenas, ditadores, sociedades distópicas, medicina avançada etc... tudo isso e muito mais compõe os cenários dos livros desse gênero. Basicamente eles criam uma história com base em teorias científicas, que podem ou não ser verdadeiras, como por exemplo poderia falar de uma super bactéria que mata metade da população mundial (isso é bem provável de acontecer, pois bactérias existem e tem um poder muito grande) ou uma outra história em que uma máquina cure qualquer doença que você tiver (esse tipo de tecnologia ultrapassa algumas barreiras, pois existem várias doenças sem cura ainda ou com um tratamento que deixa sequelas) enfim, ficção científica explora qualquer campo do conhecimento e todas as suas possibilidades.


O PRIMEIRO LIVRO DE SCIFI DA HISTÓRIA

É um consenso geral que o primeiro deles foi exatamente um que criticava a posição do homem perante Deus. Seria o homem tão soberbo e orgulhoso assim que ele mesmo criaria a vida?

Mary Shelley, em num sonho, viu um monstro sendo criado pelo cientista Victor Frankeinstein. Escrito em 1816 a criatura, chamada apenas de Frankeinstein devido ao nome do seu criador, torna-se um ser amargurado e alheio à sua própria existência, fazendo coisas terríveis por ser rejeitado pela sociedade e pelo seu próprio criador.

Depois disso, surgiram vários outros escritores no início do século XX como Júlio Verne, Ray Bradbury, Asimov, Philip K. Dick, Arthur C. Clarke, George Orwell e os mais recentes Octavia Butler, Margaret Atwood, Douglas Adams, Huxley, Sylvain Neuvel, Cixin Liu, Rick Yancey... etc.



AS CATEGORIAS OU OS SUB-GÊNEROS DA FICÇÃO CIENTÍFICA

Para finalizar o post vou citar e explicar basicamente algumas das principais categorias dentro do gênero:

1. Apocalíptico ou pós-apocalíptico: como o nome já diz, retratam histórias focadas no fim do mundo. Geralmente uma guerra nuclear, um super vírus ou um cataclisma é o ponto de partida da narrativa.
Ex: Eu sou a Lenda, Guerra Mundial Z etc.

2. Cyberpunk: tem um cenário com alta tecnologia, robôs, andróides, hackers, híbridos... etc. O ambiente virtual,  ou recheado de tecnologia é o tema desses livros.
Ex: Matrix, Blade Runner, Jogador nº 1.

3. Comédia: ele traz o tema da ficção científica mas com uma visão cômica da coisa.
Ex: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

4. Distopia: é um dos sub-gêneros mais conhecidos da scifi. Aqui há uma opressão política com privação dos direitos do cidadão ou uma completa subversão de valores. 
Ex: 1984, Jogos Vorazes, Divergente, O Conto da Aia...

5. Space Opera: as narrativas aqui trabalhadas acontecem ou num planeta ou no próprio espaço. Encontramos um sistema próprio de estruturação de sociedade, política e meio ambiente.
Ex: Star Wars.

6. Horror: é uma história muito tensa, com muitas mortes e quase sempre trazem alienígenas como os personagens "do mal".
Ex.: A saga Alien.

7. Steampunk: é uma mistura do cyberpunk com elementos do passado. Aqui é introduzido coisas futuristas num cenário anterior ao século XX (ainda na era do vapor).
Ex: Leviatã: a missão secreta, O Circo Mecânico Tressaulti,  Sociedade dos Meninos Gênios...

8. Ficção Científica Soft: aqui o cenário tecnológico cede espaço para os personagens em si. Aqui não importa muito como a tecnologia funciona e sim como ela afeta os personagens.
Ex: livros do Philip K. Dick, Farenheit 451, A mão esquerda da Escuridão.

9. Ficção Científica Hard: o contrário da soft. Aqui os autores manjam muito de ciência ou daquela teoria em específico.  A tecnologia é a trama central da história.
Ex: Livros do Arthur C. Clark, livros do Carl Sagan, livros do Asimov.


Gente, espero que vocês tenham gostado do post de hoje, eu estou super amando poder falar sobre isso, já que amo demais.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários!
Um beijo e fiquem bem!


fontes: pesquisando em mil páginas pela net, li tudo e anotei algumas informações pra tirar dúvidas e pegar dicas de livros, acabei não anotando elas. O artigo foi criado por mim.


Um comentário:

  1. INCRÍVEL MI! Um artigo a altura desse gênero maravilhoso! Parabéns... Confesso que não conhevia alguns desses sub gêneros! Meu favorito é com certeza a distopia! Beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.