[Resenha] #63: Do que são feitas as Estrelas de Jana M. Meilman


FICHA TÉCNICA


Autora: Jana M. Meilman
Título: Do que são feitas as Estrelas
Ano de publicação: 2017
Editora: Star
Nº Páginas: 334
Gênero: Literatura Infantojuvenil / Romance Infantojuvenil


As dificuldades que surgem durante a caminhada para a realização de um sonho, não são nada mais que um colapso necessário para colocar a prova o que realmente importa.


SINOPSE

"O que torna uma pessoa comum em alguém extraordinário?

Como realizar um sonho que parece ser impossível?

Afinal, do que são feitas as estrelas?
Todas essas questões não saem da cabeça de Malu, uma jovem que deixou o Brasil para estudar na Watson School, uma das escolas de Artes Cênicas mais importantes do mundo, famosa por transformar seus alunos em grandes estrelas. 

A escola que fica em Nova Iorque é o ponto de partida na jornada de Malu, que vai precisar fazer escolhas difíceis e superar uma tragédia inimaginável que transformará para sempre a sua forma de encarar a vida.

A força para realizar o seu sonho, Malu encontrará em pessoas especiais que surgirão em seu caminho, entre elas, Sofia López uma mexicana carismática que faz parte de uma família singular, e Lauren Cogley uma irlandesa determinada e nem um pouco convencional. 

Juntas, as amigas vivem aventuras, romances, descobrem a força da amizade e do que são feitas as estrelas."

CRÍTICA

    Acredito que os livros necessários na nossa vida chegam exatamente no momento certo. E sem dúvidas, esse livro foi um deles.
  
        Todos temos sonhos. Qual é o teu maior sonho da vida?



    "Do que são feitas as estrelas" toca num ponto sensível: o que precisamos abrir mão e o que precisamos aprender na dura jornada que é tentar realizar esses nossos sonhos. Mas também traz outros temas para discussão como os relacionamentos familiares, depressão, suicídio, aceitação e recomeços.
   Nessa história seremos apresentadas a três mulheres que estão enfrentando o mundo para realizar os seus sonhos. E é através do ponto de vista de cada uma que nós as conhecemos um pouco melhor e percebemos que cada pessoa enfrenta uma batalha interna diária,  é justamente o enfrentamento delas que nos tornam quem nós somos.


     Em "Do que são feitas as estrelas" aprendemos que a vida nos testa das mais variadas formas e que o maior obstáculo de todos está dentro de cada um  e somente cabe a nós mesmos decidir que se venceremos ela ou se nos deixaremos por vencer.

   A Jana Meilmam é uma excelente contadora de histórias e ao criar a Malu, a Lauren e a Sofia, mas principalmente o Lord quis nos mostrar que precisamos tirar algo de bom da dor e nos tornar mais fortes ainda. Como disse Fabrício Carpinejar no seu magnígico "Me ajude a chorar" "somos feitos das nossas dores" e é entrando nesse colapso, perdendo chão por completo que poderemos ascender ainda mais fortes e enfim realizar o nosso sonho. Mas tudo depende da força, da coragem e do apoio  de quem nos cerca.

(...) a vida não para diante das nossas dores.


VEREDITO

     Do que são feitas as estrelas é uma história marcante que vai te fazer rir, chorar (muito) mas principalmente te faz respirar fundo, olhar no espelho e fazer você repetir: você consegue!
     Diria que a leitura desse livro ensina muitas coisas sobre a vida,, principalmente sobre ser resiliente, além que é uma delícia de ser lido e apreciado. Recomendo fortemente!

PONTOS FORTES:
*  Narrativa maravilhosa;
*  Tema bem desenvolvido;
* Diálogos de acordo com o contexto de cada personagem.
* Trilha sonora perfeita, que se encaixa perfeitamente em cada momento da história.

PONTOS FRACOS
*Alguns quase insignificantes erros de diagramação (que não atrapalham a leitura)


CLASSIFICAÇÃO DA MI:

Nota Skoob: 4,5



Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.