[DICAS] 25 DE MAIO: Dia do Orgulho NERD!

02:17:00
Saudações, meus leitores queridos!


Hoje é um dia bem especial e sabem porque? Porque celebramos o Dia do Orgulho Nerd. Mas afinal, porque é no dia 25 de maio? E o que é Nerd?


Primeiro vou explicar o porquê do dia 25 de maio:

1º Lançamento de Star Wars - Episódio IV: Uma nova Esperança

Esse foi o primeiro filme da série, lançado no dia 25 de maio de 1977, e como todos sabemos, essa série foi um marco na história do cinema mundial e também para a cultura POP da época. 
A saga dos Jedi e seus Sabres de Luz encantou gerações e colocaram a ficção científica na rota dos produtores de cinema, ainda marcando a história com personagens inesquecíveis.



2º Dia da Toalha

Se você já leu "O Guia do Mochileiro das Galáxias" certamente entende esse conceito. O dia 25 de maio foi estipulado como o Dia da Toalha, depois que fãs do autor resolveram fazer uma homenagem ao escritor, exatamente no dia 25 de maio de 2001 (o autor faleceu no dia 11 de maio de 2001). 
Na série "O Guia do Mochileiro da Galáxia", Douglas Adams dedicou uma página inteira para falar sobre a importância da toalha para um viajante interestelar, assim, os fãs resolveram utilizar desse objeto para homenagear e criar o famoso Dia da Toalha.

Uma toalha gigante com a célebre frase "Não entre em pânico" na Áustria.
E agora responderei à segunda pergunta: O QUE É NERD?

Por muito tempo o  NERD era visto como uma pessoa estranha que, quase sempre, ficava de fora dos padrões da beleza e era excluído dos grupos da escola, era uma personalidade extremamente estereotipada.

international man of mystery nerd GIF

Mas não faz muito tempo, mais precisamente em 2006, que os nerds começaram a mostrar que não há nada errado em ser nerd e que a pessoa não precisa querer se adequar aos grupos, deve formar os seus próprios grupos.


Os nerd´s são pessoas que gostam de tecnologia, mangás, ficção científica, super herois... e toda a cultura pop de um modo mais geral. Quase sempre são cultuados coisas do passado, como por exemplo, os games, personagens que se tornaram ícones e filmes e séries que foram pioneiros do gênero.



Talvez o grande sucesso que os filmes de super herois começaram a fazer, junto com o destaque que ganharam os novos filmes de Star Wars e também a estreia e o consequente sucesso de The Big Bang Theory ajudaram a  "formar" mais nerds e fazer com que os que sempre foram nerds sentissem orgulho e não se sentissem mais como piadas e "esquisitões" ou os excluídos dos grupos.


Pra finalizar....

Todos temos paixões, eu, particularmente amo a ficção científica mas não sou nenhuma especialista ou super fã que coleciona tudo, e fico muito feliz ao ver cada vez mais pessoas curtindo o gênero, seja no cinema, séries ou na literatura.

Ser nerd é, acima de tudo, admirar coisas que revolucionam o mundo e que moveram e ainda movem milhares de fãs ao redor do planeta e que se sentem parte de uma grande família... cada um com sua personalidade, opiniões e formação de vida mas que compartilham o mesmo amor.

FELIZ DIA DO ORGULHO NERD!

Um comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.