[DICAS] 5 filmes de Ficção Cientifica Perturbadores


A ficção científica nem sempre trata de temas leves, mas existem alguns filmes que vão mais a fundo e misturam elementos de outros gêneros para criar narrativas perturbadoras. Então se você como eu gosta do que o ser humano tem de pior a oferecer acompanhe esta lista. 


come at me nicki minaj GIF
Vem comigo...
O Lagosta Poster1- O Lagosta (2015, 1h 59min)
Diretor: Yorgos Lanthimos ( o roteiro é dele também)
Elenco: Colin Farrell, Rachel Weisz, Jessica Barden, Léa Seydoux, John C. Reilly.

Neste mundo o casamento é uma instituição do governo. Você não pode ficar sozinho e é obrigado a ter um parceiro, para isso você é confinado em um hotel onde deverá encontrar um par em um determinado tempo, que pode ser estendido se você cumprir uma tarefa muito específica. Caso depois deste tempo não se consiga um parceiro, se transforma em um animal de sua escolha.
Um filme que faz você pensar sobre a necessidade imposta pela sociedade de termos um parceiro, amor, sobre o controle do governo nas escolhas dos cidadãos e principalmente nos relacionamentos, e nos sacrifícios que fazemos ou não por  amor.  É um dos melhores roteiros originais dos últimos anos. E pode perturbar a mente daqueles mais românticos.


Animated GIF
O amor é cego, literalmente...


Melancolia Poster2- Melancolia (2011; 2h 15min)
Diretor: Lars von Trier (o roteiro é dele também)
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Alexander Skarsgård, John Hurt,Stellan Skarsgård, Charlotte Rampling.

Lars von trier é um diretor que passeia por vários gêneros dentro dos seus filmes passando pelo musical, romance,  erótico, terror e ficção cientifica. Este é um filme sobre depressão e apocalipse ao mesmo tempo. Melancolia é um planeta que vai passar ao redor da terra, num fenômeno nunca visto antes da história da astronomia, só que algo que aparentava ser simples vai se tornar perigoso. A eminente destruição é uma alegoria para a depressão que sofre o diretor, refletida na personagem Christine. É um filme que para quem tem depressão vai reconhecer a si mesmo na trama, e aqueles que não tem também vão saber como funciona e talvez desenvolver alguma empatia. A ficção cientifica é algo bem sutil , mas com um poder narrativo impressionante. Eu vomitei quando vi ele pela primeira vez.

melancholia GIF
Definindo a depressão em 1 gif :(


Ensaio Sobre a Cegueira Poster
3- Ensaio Sobre a Cegueira (2008, 2h 1min)
Diretor: Fernando Meirelles
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Alice Braga.

Baseado no livro de José Saramago, temos aqui um dos filmes mais indigestos e reflexivos que existem. Uma cegueira branca começa a se alastrar na sociedade contaminando toda a população, sem uma cura a sociedade entra em colapso e em todo este caos somente uma pessoa consegue ver, e vai ser a testemunha dessa queda da sociedade como conhecemos. Este é um filme fantástico, doloroso e que incomoda muito, pois a cada dia mais nossa sociedade fica mais e mais cega. É uma alegoria perfeita de tudo que pior pode acontecer quando ficamos cegos em nossa própria arrogância. 

george mackay GIF
Um oftalmo cego, que ironia não?

                                    

Splice (2009)4- Splice - A Nova Espécie (2009; 1h 44min)
Diretor: Vincenzo Natali
Elenco: Adrien Brody, Sarah Polley, Delphine Chanéac.

Este requer um pouco mais de estômago, pois mistura dois gêneros que amo Terror e Ficção cientifica. Dois cientistas quebram as regras da ética e criam uma nova espécie através de um híbrido de vários seres, e a medida que a criatura vai crescendo eles vão tendo noção que brincar de Deus pode e vai dar muito errado. 
Eu adoro este filme, pois discute vários temas tabu para a ciência e para sociedade, além de ler um lado bem creepy. Não foi um filme que agradou a crítica, mas considero muito injustiçado. #JUSTICEFORSPLICE


adrien brody total film GIF
 Levanta a cabeça princesa senão a coroa cai


Ex Machina Poster5- Ex Machina (2014, 1h 48min)
Director: Alex Garland (o roteiro é dele também)
Elenco: Alicia Vikander, Domhnall Gleeson, Oscar Isaacs.

Robôs do mal no cinema não são novidade, mas o que impressiona em Ex Machina é a forma simples e intimista que o filme conduz sua narrativa. a força desse elenco fodástico e os efeitos especiais incríveis que ganharam o Oscar. 
O que perturba é o de ser uma alegoria ao que o homem faz com a natureza e os recursos que os sustenta. Ou seja, tudo que você faz um dia volta pra você. 

Resultado de imagem para gif ex machina
Bora dançar antes que dê merda...

Espero que tenham gostado das dicas, se já assistiram algum desses deixe seu comentário .

Resultado de imagem para thats all folks gif
Isso é tudo pessoalllll... 

Um comentário:

  1. Adorei esse post! Já assisti "Ensaio sobre a Cegueira" e "Ex Machina" e que filmaços! O primeiro e o segundo eu ainda não conhecia mas fiquei curiosa com eles também!

    ResponderExcluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.