[Série] Star Trek / Jornada nas estrelas - Série clássica

Resultado de imagem para star trek imagens.







Where no one has gone before ... 

Muito difícil falar de ficção cientifica na TV sem mencionar Star Trek, ou Jornada nas estrelas como é mais conhecida no Brasil pelos velhacos de plantão (eu inclusa), e seu legado. Uma série que quebrou barrerias, preconceitos e se tornou um dos maiores ícones da cultura pop. Tudo começa com a série clássica, que depois gerou uma franquia com mais 6 séries que se passam no mesmo mundo em tempos e naves diferentes. Além dos filmes clássicos e do reboot encabeçado por J.J Abrams que reapresentou a franquia para um público atual.




A série foi criada por Gene Roddenberry e estreou na televisão americana em 1966, alcançando relativo sucesso, sendo cancelada 3 anos depois com um total de 79 episódios. Em seguida uma série animada deu continuidade as aventuras dos personagens, entretanto, foi com as reprises nos anos 70 que a série se tornou febre e permanece até hoje no imaginário popular como uma das mais populares obras de ficção científica.

Star Trek, conta as aventuras da nave Enterprise e sua tripulação em sua missão de 5 anos para explorar regiões desconhecidas. A série parte de um pressuposto que para mim é o diferencial desta história, neste universo alternativo o nosso planeta terra é unido e não tem mais guerras ou separação entre os povos, somos uma unidade, e portanto foi assim trabalhando em conjunto que a humanidade conseguiu explorar o espaço e cooperar com outros povos, já que tinha feito isso antes (genial). A série foi criada no meio da guerra fria e da corrida espacial ( o homem já havia ido ao espaço em 1961 com os Russos e em seguida com os Americanos). O mundo vivia um pessimismo, e Star trek quebra essas barreiras, começando pelos personagens.

logical star trek GIF
e tenho dito...

O elenco principalmente no começo da série era muito rotativo, só a partir da segunda temporada que temos personagens fixos na série, mas o que nunca mudou foram nossos três protagonistas: O capitão da enterprise James T. Kirk interpretado por William Shatner, Dr. Leonard McCoy feito brilhantemente por DeForest Kelley e claro o símbolo máximo de toda a franquia o Mr. Spock do saudoso Leonard Nimoy ( recomendo muito o filme For the love of Spock que conta a história do ator e é dirigido pelo filho dele, tem na Netflix). A química entre os três é uma das coisas mais legais da série, pois são muito diferentes entre si, McCoy e Spock são opostos em tudo, um é coração e outro a pura razão, e temos Kirk, que está em um meio termo entre seus dois amigos.

star trek ok GIF
É isso ae...

Contudo é no elenco de apoio que a série acerta, hoje se fala muito em representatividade, e nenhuma série representa melhor este conceito que Star Trek. Podemos começar com a Tenente Uhura (Nichelle Nichols) que é negra e responsável pelas comunicações da nave, isto no meio da luta contra a segregação racial nos EUA, a atriz já mencionou que sofria preconceito no set, mas foi aconselhada por Martin Luther King a não desistir, e protagonizou o primeiro beijo inter-racial da história da TV americana. Também temos um russo, Pavel Chekov (Walter Koenig) inimigos número 1 dos americanos naquele momento; e um japonês, Hikaru Sulu ( George Takei) uma coisa que não sabia e descobri assistindo um documentário sobre o ator, foi que os japoneses depois da segunda guerra mundial eram aglomerados em campos de concentração quando chegavam aos EUA ( sim, você não leu errado) até serem descartados de espionagem. Além deles, temos um dos meus personagens favoritos, Montgomery Scott (James Doohan), o Scotty, chefe de engenharia e escocês e outra personagem feminina incrível que é a ordenança Janice Rand (Grace Lee Whitney), que ficou pouco tempo na série mas que mora no meu coração.
star trek yes GIF
Tranquilidade de quem fala 1000 línguas e eu me achando com duas...

Mesmo amando a série é logico que temos que reconhecer que os efeitos especiais eram simples e que para um público acostumado aos grandes espetáculos visuais de hoje em dia pode não querer dar uma chance a série. A força de Star Trek está nas histórias que ela conta, das mais bobas as mais profundas. Apesar de amar os filmes novos e o reboot da série, eu recomendo muito mais que se comece esta universo pela série clássica, vocês podem se surpreender com a qualidade narrativa e este elenco é algo que vale a pena dar uma chance. Além de ser um precursora para várias tecnologias que temos hoje em dia como celular, skype, tablets e até a videoconferência.
star trek sexism GIF
"Star trek é chato, prefiro Star Wars"
São coisas diferentes, estúpido.

Depois do sucesso comercial de Star Wars em 1977, ficou claro que a porta para este gênero de filmes espacial tinha sido aberta e foi quando os produtores da série clássica resolveram fazer os filmes de Star Trek com este elenco original, ao todos foram 10 filmes, sendo o mais importante deles o incrível Star trek 2: A ira Khan.

may live long and prosper star trek GIF
Essa cena... 

Aproveitem que a série está completa na Netflix e deem uma chance, vou listar alguns dos meus episódios favoritos para quem quiser dar uma chance ( a série não é tecnicamente contínua, a maioria dos episódios são histórias com começo meio e fim):
Mirror, Mirror ( um cláaaaaasico)
Where No Man Has Gone Before
The Enemy Within
Space Seed (aparece alguém muito importante neste episódio).
Amok Time (duas palavras: Pon Farr)

Fica aqui a recomendação do fundo do meu coração. Star Trek é um marco histórico e merece ser enaltecida. Aliás de uma vez por todas parem de comparar Star Trek e Star wars, uma não tem nada a ver com a outra, são coisas completamente diferentes cuja a única semelhança é o Star no nome. Aliás, prefiro Star trek, por favor não contém para ninguém kkk.

Para finalizar como diz o filósofo:

live long and prosper star trek GIF









3 comentários:

  1. Amoooooo Star Treck! Ahasô no post Vi!
    Estou querendo assistir novamente essa clássica.

    Obrigada pela dica e sinceridade, amei os gifs hahaha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Star Trek* (que demente!) hahahhahaha

      Excluir
    2. Obrigado Mi. Eu tenho um vicio em gifs não vou negar rs

      Excluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.