[DICA] 10 Romances realistas para o dia dos namorados

Para (não)comemorar o Dia dos namorados, aqui vai uma lista de filmes com romances realistas, com final feliz ou não, que esquecem essa utopia de amor eterno que a maioria dos filmes de romance romântico emprega e relatam a realidade dos relacionamentos. Se você quiser fugir desse dia brega esta lista é para você. 




angry hate valentines day GIF
Quem mais odeia dia dos namorados?

1- Encontros e Desencontros (2003)

Direção: Sophia Copolla
Elenco:Bill Murray, Scarlett Johansson

Um retrato da solidão dentro de um relacionamento. Quando um é dependente da carreira do outro, e fica à margem de sua própria vida e vivendo em função do outro. Um roteiro muito sensível (que ganhou o Oscar) e uma direção acertada. Acompanhamos Charlotte que está em Tóquio devido ao trabalho de seu marido, que é fotografo. Enquanto seu marido trabalha ela fica sozinha neste país estranho e encontra Bob , um ator de meia idade fracassado que está tão sozinho quanto ela. Existe uma teoria que este filme é autobiográfico e que relataria o casamento dela com o também diretor Spike Jonze e se relaciona a diretamente com o próximo filme da lista. 
lost in translation GIF
Encosta sua cabecinha no meu ombro e choraaa...
Her Poster
2- Ela (2013)

Direção: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Scarlett Johansson

E a suposta resposta a Encontros e Desencontros veio 10 anos depois. Ela seria a resposta e a visão dele sobre o que aconteceu no relacionamento dele com Sophia Copolla. E realmente os filmes se conectam no mesmo tema: solidão.O filme tem um clima de futuro realista, onde a tecnologia impera na vida das pessoas de uma forma mais avançada que temos hoje, mas super plausível num futuro próximo. Theodore está sozinho depois que seu último relacionamento não deu certo, e adquirindo uma inteligencia artificial, chamada Samantha ele vai encontrar o amor "perfeito". Só que será que ele realmente existe?
Roteiro deste filme também ganhou o Oscar e ambos os filmes tem Scarlett Johansson no elenco. Coincidência? acho que não.
amy adams her movie GIF
Agreed


Blue Is the Warmest Colour Poster
3- Azul é a cor mais quente (2013)

Director: Abdellatif Kechiche
Elenco: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos

Baseado na HQ de mesmo nome, Azul é a cor mais quente conta a história de amor entre Adéle e Emma. Fala sobre as descobertas da sexualidade na adolescência de uma forma natural. O filme é acompanhado pelo ponto de vista de Adéle e sua busca por sua essência e pelo amor. Mostra os altos e baixos de um relacionamento, sobre as certezas que de repente não parecem tão certas assim. E principalmente como saber perder alguém. Disclaimer: possui longas cenas de sexo explícito lésbico ( que foram criticadas por não serem críveis, mas até ai eu não sei). Foi o grande ganhador da Palma de ouro em Cannes.

tatiana maslany GIF
Amo este casal e vou defendê-lo

Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual Poster
4- Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual (2011)

Director: Gustavo Taretto
Elenco: Javier Drolas, Miguel Dedovich, Pilar López de Ayala

Este é um filme que foca na vida virtual em oposição a vida real. Martín e Mariana possuem problemas para se relacionarem com a vida como um todo, e se encontram virtualmente. Buenos Aires é um personagem a parte que tanto aproxima quanto afasta os dois. Um dos melhores filmes argentinos da segunda década do século XXI. Roteiro inteligente, e muito relacionável com nossa realidade.


Resultado de imagem para medianeras
Amiga assim não tem como eu te defender...


Eternal Sunshine of the Spotless Mind Poster
5- Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004)

Director: Michel Gondry
Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood,Mark Ruffalo,Kirsten Dunst

Este filme dispensa apresentações, se você nunca viu está perdendo uma dos melhores filmes do mundo. Existe uma empresa que vende um serviço de apagamento de memórias e é muito usado por aqueles que querem esquecer a dor de um fim de um relacionamento. Só que por mais que se force a esquecer alguém, ela pode reaparecer na sua vida trazendo tudo a tona. É um dos melhores filmes sobre relacionamento que existe. Também ganhou o Oscar de roteiro e merece ser enaltecido. Eu mesma queria que esse serviço fosse realidade. 
jim carrey love GIF
Este é o pior sentimento :(

jim carrey GIF

Me Chame pelo Seu Nome Poster
6- Me chame pelo seu nome (2017)

Director: Luca Guadagnino
Elenco: Armie Hammer, Timothée Chalamet, Michael Stuhlbarg

Itália, 1983. Elio conhece Oliver, um estudante hospedado por seus pais durante o verão e aos poucos vai se descobrindo e descobrindo o amor. É um dos filmes mais sensíveis, poéticos e lindos dos últimos tempos. É aquele tipo de romance em que você torce para que os dois se beijem logo e que algo aconteça. A química entre os atores é algo invejável a muito casal de filmes por ai. Ganhou o Oscar de roteiro adaptado este ano e com merecimento. E a conversa entre o pai e o filho no final é uma lição de vida.


armie hammer romance GIF
Eles mais química em um GIF do que Grey e Ana tiveram em 3 filmes...

The Big Sick Poster
7- Doentes de amor (2017)

Director: Michael Showalter
Elenco: Kumail Nanjiani, Zoe Kazan, Holly Hunter

Baseado na história real de amor entre o Kumail e sua esposa Emily. É o filme mais fofo da lista, aquele que nos faz acreditar no amor apesar de tudo, e apesar de ser otimista, ele trata das coisas de forma super natural e não idealizada. Kumail sabe que terá que seguir a tradição e ter um casamento arranjado, mas ao conhecer Emily ele fica em dúvida do no que fazer seguir o coração ou a tradição. A coisa mais legal deste filme é que nada clichê e é muito divertido.

youre not that funny kumail nanjiani GIF by The Big Sick
Magoei...

Amour Poster
8- Amor (2012)

Director: Michael Haneke
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert.

Um filme difícil sobre aqueles casais que envelhecem juntos e tem que enfrentar as consequências naturais da vida. É um retrato de um casamento longínquo, algo muito valorizado e exaltado mas que no fundo pode não ser um simbolo de amor eterno e sim de conformismo. Cenas fortes e desagradáveis e um show de interpretação da falecida Emmanuelle Riva. Vencedor do Oscar de filme estrangeiro.


film GIF

Apenas o Fim Poster
9- Apenas o fim (2008)
Director: Matheus Souza
Elenco: Gregório Duvivier, Érika Mader, Marcelo Adnet

Passado praticamente em uma única locação, o campus da PUC-RJ, e com uma linguagem simples e um roteiro recheado com bons diálogos, Apenas o fim é um filme sobre o amor jovem, sobre aqueles relacionamentos efêmeros mas que aparentam ser eternos. Na vida eu sou o personagem do Gregório.



Resultado de imagem para Apenas o Fim




An Education Poster
10- Educação (2009)

Director: Lone Scherfig
Elenco: Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Alfred Molina

Um filme sobre encontrar o equilíbrio e como não confiar no nosso bom julgamento quando somos adolescentes. Nos anos 60 Jenny possui uma educação rígida tanto em casa quanto na escola tudo com o objetivo que ela entre numa boa universidade, principalmente Oxford. Só que quando ela conhece David, um homem mais velho, ela vai se desviar deste plano de Educação e vai se entregar ao amor. O que obviamente dá errado.


school GIF
Me too...


Assistiu algum destes filmes? Odeia o dia dos namorados? Comente.

fim GIF

2 comentários:

  1. Adorei essa lista! Desses eu só assisti "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" lindo demais! Um baita de um filme, mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Todos que eu já assisti dessa lista eu gostei, então acredito que também irei gostar dos outros. Excelentes indicações *-*

    ResponderExcluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.