[ENEM] Leituras que te ajudarão a melhorar sua redação

11:45:00



Não é somente saber escrever com coesão e com a gramática certa e não fugindo do tema. Precisamos de contextos e conhecimentos a mais para formar bons argumentos com mais facilidade, e para isso a leitura de bons livros e artigos ajudam bastante.

Eu fiz algumas leituras durante a minha preparação pra redação que foram fundamentais e vou citar quais foram:

     A Revolução dos Bichos do George Orwell (livro)
Livro de ficção/distopia que fala sobre o poder e como ele influencia na vida política. É uma analogia com a situação do mundo naquela época e eu criticava o socialismo, mas que ainda hoje pode ser aplicado, estudado, e citado na sua redação. 

 

1984 - George Orwell

Vai falar sobre o controle, extremamente autoritário e onipresente, do governo, manipulação das notícias e inversão de valores. É a obra prima de Orwell.



Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

O romance antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutivahipnopediamanipulação psicológica e condicionamento clássico, que se combinam para mudar profundamente a sociedade.


Vamos sair da ficção agora e indicar outras leituras mais realistas...

Cidadão de Papel do Gilberto Dimmenstein (livro)
Um livro que fala sobre o que, de fato, é ser um cidadão, e como formar os jovens no conceito certo de cidadania. Ele é bem pequeno e te dá uma bagagem enorme sobre nossos direitos e deveres.


Artigo 5º da Constituição Federal
É aquele que assegura os direitos fundamentais do cidadão. Ela, por si só, já é um argumento que basta para sua redação.


   Estudar resumidamente os pensamentos dos principais filósofos.
Acredite, uma frase dita por eles pode dar base para todo um argumento como aquele “O homem é o lobo do próprio homem” do Thomas Hobbes, ou aquela frase “O homem é bom, mas a sociedade o corrompe” do Rousseau. Então leia resumos da vida e pensamento deles e decore umas frases legais.

fonte: https://revistacult.uol.com.br/home/the-philosophers-web-filosofia/

        A leitura de qualquer distopia ajuda a você ser mais crítico também. Recomendo “O Conto da Aia” livro que vai abordar direito das mulheres, religião e poder político, “Fahrenheit 451”  que fala sobre cultura, leitura e sociedade alienada, “Laranja Mecânica” que aborda a banalização da violência na sociedade.

Alguns clássicos brasileiros ajudam demais como "Vidas Secas" que vai falar sobre uma situação ainda recorrente, a de nordestinos que se deslocam no Brasil para fugir da seca e " O Cortiço" que fala sobre a formação das favelas .

       Acho que essas leituras já ajudarão você a clarear melhor suas ideias e ampliar os “conhecimentos de mundo” que o Enem pede. E não esqueça de acompanhar as notícias seja em jornais, telejornais ou pelos sites das grandes emissoras.

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Um beijo! Bons estudos!

Um comentário:

  1. Ótimas dicas! Muito obrigada por compartilhar esses conteúdos fantásticos.

    ResponderExcluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.