[ENEM] Primeiros Passos para se preparar para o Enem

19:00:00

Olá! No primeiro post da série vou mostrar algumas de minhas notas e começar bem do começo mesmo hehe sobre o princípio de se preparar para o Enem.





Para resumir em números e mostrar que dedicar um pouco muda demais a nossa nota:
ENEM 2013 comecei a entender o Enem e me preparar

MÉDIA:  596,00
ENEM 2014 (quando eu estudei de verdade no tempo disponível que tinha):


MÉDIA 648,56
Subi mais 50 pontos de um ano pro outro.

Nas edições do ENEM de 2015 a 2017 não guardei os resultados, mas digo o seguinte: não estudei em nenhum desses anos e minha nota voltou a cair consideravelmente, último Enem lembro que minha média ficou entre 597,00 e 600,00. Ou seja, 3 anos sem estudar = mesmo resultado de quando comecei (estaca zero).  NUNCA PARE DE ESTUDAR PARA O ENEM, se a sua intenção é tentar entrar numa Universidade através dele!

O que isso prova: você precisa sim, se dedicar, mesmo com pouco tempo para que suas notas aumentem.

E HOJE COMECAREI PELA PRIMEIRA DICA: Prioridade, Objetivo e Cronograma 

Como fiz há 4 anos atrás:


PRIORIDADE

Quais são as suas prioridades nesse momento? Trabalha, está no ensino médio, ou na faculdade e talvez queira trocar de curso... Defina exatamente as suas prioridades se é trabalho e enem, se é trabalho, estudos e enem...  no máximo priorize 3 coisas na sua vida, se for possível só priorizar os estudos, melhor ainda. Se tiver mais coisas vai ter que ou deixar de lado ou diminuir sua energia nela.

Para aprender a dar prioridade defina o que é mais importante para você nesse momento.


OBJETIVO
Para que, exatamente, você está estudando para o Enem? Já tem um curso em mente?

Você precisa ter um “motivo” pelo qual irá abrir mão de algumas coisas para estudar e se esse motivo não for bom o suficiente, você acabará desistindo ou não se dedicando o quando deveria.
Então, junto com a sua prioridade virá o teu objetivo com o Enem.
Perguntas que vão te ajudar a escolher seu curso ou sua profissão:

O que você mais gostava ou gosta de estudar no ensino médio? (as matérias)No que você é bom? (identifique todos os seus talentos)
Se o dinheiro não fosse importante na vida, o que você faria?
Que tipo de profissionais você mais admira? (aquele famoso, aquele expert, aquele que se dedica a causas sociais?....)
Quais são os valores que você dá mais importância na vida? (amor, respeito, sucesso, felicidade......)
Você gosta de trabalhar com pessoas? Ou animais? Ou equipamentos?
Quais carreiras você jamais pensou em seguir?

ÚLTIMO CONSELHO: Se você já identificou algumas profissões procure conversar com estudantes da área, professores desse curso e também profissionais que já estão nessas carreiras.


CRONOGRAMA
Meu hobbie favorito! Cronogramas! Haha
Bom, para montar um cronograma é preciso ser realista, antes de mais nada. Não adianta querer estudar 8 horas no dia se você só tem 5 horas disponíveis ou menos, e como você identifica isso? Analisando a sua rotina.
Então eu preparei uma planilha para você preencher a lápis ou a caneta com o seu cronograma semanal.
Anote tudo o que você costuma fazer em cada horário, inclusive as temidas e sanguessugas de tempo: redes sociais!
Vou fazer um adendo: no ano de 2014 eu desativei o facebook e nem tinha instagram porque não sabia que ele existia ainda hahaha. Mas você não precisa fazer, contanto que você não perca mais tanto tempo nas redes sociais, se for estudar pelo computador, baixe um programa que bloqueie o acesso dele, caso não consiga mesmo não deixar a janela dessas redes sociais abertas. E se for estudar por livros e apostilas, deixe notebook, celular longe e TV desligada. Não tente dividir a atenção do seu cérebro, ele sempre vai optar por algo “mais fácil” e que não exija tanto dele.
Anote bem detalhado a sua rotina que o próximo passo será acrescentar, dentro desse cronograma o tempo de estudo para o Enem.



SEPARE CADA MOMENTO QUE VOCÊ TEM EM PERÍODOS DE 50 MINUTOS.

Se durante a semana, você só teria, realmente 2 horas para estudar você terá 10 períodos de segunda à sexta-feira. Já nos finais de semana, provavelmente terá mais tempo, digamos que 4 horas em cada dia, serão mais 8 períodos, totalizando 18 períodos na semana, que resulta em 15 horas de estudo semanal (contando que os períodos são de 50 minutos e não 1 hora) o que já é bastante coisa!
Lembrem-se sempre que qualidade é melhor que quantidade. E eu aprendi isso na prática. Aprendi bem mais quando me dediquei 6 horas por dia do que as 10 horas de antes. Por quê? Foco! E aprendi métodos de produtividade que falarei num outro post.

Então essa é a primeira parte das minhas dicas: Priorize, tenha um objetivo em foco e monte seu cronograma com os horários livres para organizarmos os estudos.


Se vocês curtiram esse post não se esqueçam de compartilhar com seus amigos e também de deixar o seu comentário.

Beijos! Até o próximo post!

Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.