[DICAS] Bienal do livro de São Paulo - 5 dicas

14:46:00
Resultado de imagem para bienal do livro sp 2018

Vai para a Bienal? É sua primeira vez? Ou já é veterano no evento?
Este post tem dicas simples para quem vai ao evento. Principalmente para os novatos.


1- Chegando ao evento



london europe GIF by franciscab

Em SP tudo é ligado ao metrô, então todos os eventos sempre usam as estações como ponto de referência. A Bienal do livro acontece no Anhembi Zona norte de São Paulo, a estação mais próxima é a Portuguesa-Tietê da linha azul do metrô. Todos os anos, o evento disponibiliza ônibus gratuitos para quem vai ao evento saindo da estação, eles saem de 20 em 20 minutos em média, e são a melhor forma de chegar no evento.
Não existem muitos ônibus de linhas regulares que passam por frente do Anhembi, você teria que descer a aproximadamente 20 minutos de caminhada, só que o lugar é deserto, não recomendável para novatos e para quem não é da cidade. O transporte até o metrô é a pedida mais segura e barata. Em SP todo cuidado nunca é demais.

Claro, também tem estacionamento no evento, que em média custa 60 reais a diária.


2- Compre seu ingresso com antecedência



90s good job GIF
Para que pegar filas se podemos comprar online?


Parece uma dica besta, mas não é. Principalmente para quem vai nos fins de semana. Já vi filas cujo o tempo estimado de permanência era de 4 horas, eu como não tinha me prevenido nem entrei no evento. Ou seja, quanto antes comprar melhor, vai por mim. Claro que durante a semana, o evento é sempre mais vazio, e filas para comprar são quase inexistentes.

3- No evento



Resultado de imagem para bookstore gif

A bienal ocorre em um único pavilhão, que na teoria é enorme,  mas que nos fins de semana são a verdadeira cruzada do apocalipse.
Se você vai na semana, seja de dia ou a noite é super tranquilo, mas sabemos que a maioria vai mesmo é no fim de semana e é ai que a paciência deve ser exercida.
No fim de semana é fila para entrar no pavilhão, para entrar nos estandes das editoras mais concorridas, para as palestras e afins, para o banheiro, alimentação e etc.
Alimentação como em todo evento é super cara, e se você possui restrições alimentares pode ser pior ainda dependendo do tempo que você planeja ficar no local. Não tem variedade, é muito difícil achar algo específico. Se puder leve seu alimento se tiver restrições. Pois uma vez lá dentro você não poderá mais sair ( a não ser que tenha credencial).
Os banheiros sempre são suficientes, nunca tive nenhum problema com eles.

4-Autógrafos




season 1 thumbs up GIF by Z: The Beginning of Everything

As editoras ou a maioria delas vão usar o sistema eletrônico para distribuir senhas para os autógrafos com os autores internacionais e nacionais. O que vai facilitar a questão de filas e organização.
Os autores nacionais também ficam nos estandes das editoras em vários horários ou as vezes o dia todo dando autógrafos. O legal neste caso para quem quer pegar autógrafos é se organizar com muita antecedência, saber se o seu autor favorito terá um horário específico ou como você deverá pegar as senhas.

5-Comprando livros



library imagine GIF
A vontade de levar tudo e estourar o limite do cartão é grande


Ponto polêmico este. Existe uma concepção de que a Bienal é o melhor lugar para se comprar livros. É e não é. Como tudo é muito relativo. As editoras levam a maioria dos livros com preço de capa, e sempre possuem uma parte com promoção de na sua maioria livros encalhados em estoque, com raras exceções. Algumas trabalham com desconto progressivo muitas vezes. Existem os sebos e os famosos estandes de livros a 10 reais, esses estandes são ótimos e péssimos ao mesmo tempo, as vezes a variedade é pouca, mas tem vezes que você encontra livros que a editora está vendendo a preço de capa nessas barracas. Para as sessões de autógrafo quase sempre você tem que comprar o livro no evento, então tenha isso em consciência. As vezes em dinheiro vivo você pode conseguir mais descontos.


Sem dúvida o melhor dia para se comprar na editora é o último dia do evento no domingo, as editoras sempre aplicam descontos relativamente generosos e aceitam barganhas principalmente se você quiser comprar uma série inteira como já aconteceu comigo. Claro, numa época pré crise os preços e descontos eram muito melhores, desde a bienal de 2014 as coisas ficaram meio minguadas, mas vale a pena estar lá no último dia.


Então é isso para quem vai aproveite o evento e espero ter ajudado com essas dicas.





Nenhum comentário:

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.