[RESENHA] #82:Time Riders de Alex Scarrow

FICHA TÉCNICA

Autor: Alex Scarrow
Título: Time Riders - Vol. 1
Ano de Publicação: 2016
Editora: Fundamento
Nº páginas: 406
Gênero: Ficção Científica / Literatura Infanto-juvenil





SINOPSE

"Liam O Connor, Maddy Carter e Sal Vikram são adolescentes de períodos diferentes da História, com muito pouco em comum. No entanto, existe um forte laço que os une: todos deveriam estar mortos.



Os três estavam destinados a morrer em grandes catástrofes. Mas, nos últimos momentos de vida, foram abordados por um estranho que lhes ofereceu uma opção. Para escapar de um destino terrível, eles deveriam juntar-se à misteriosa Agência e se tornar Time Riders viajantes no tempo.

No futuro, as viagens no tempo serão uma realidade. De governos a grupos criminosos, todos querem mudar algo no passado, mesmo sabendo das trágicas consequências que isso pode trazer. É por isso que a Agência existe: para nos proteger, para evitar qualquer tentativa de alteração da linha do tempo.

Em sua primeira missão, os Time Riders precisam deter os planos de um maligno cientista que viajou no tempo para levar os nazistas à vitória na 2ª Guerra Mundial, criando um futuro apocalíptico. Liam, Maddy e Sal nem bem terminaram o treinamento e já têm o destino do mundo em suas mãos. Será que eles estão prontos? E será que aceitarão esse desafio?


Quando se mexe com o passado que se conhece,  cria-se um futuro desconhecido."

RESENHA

Em 1912 Liam O´Connor está a bordo do Titanic prestes a naufragar. Em seus últimos minutos de vida um senhor aparece e propõe a Liam vir com ele se quiser ter uma chance de sobreviver.


Em 2010 Madeleine Carter está num avião que em alguns minutos vai explodir num ataque com uma bomba. Nesse momento surge novamente o senhor Foster que lhê diz o seu trágico destino dentro de alguns minutos, ou a chance de sair com ele dali.

Em 2026 Saleena Vikram está em algum lugar de Mumbai, na Índia quando está morrendo queimada junto com sua família. Foster aparece e oferece a mesma chance de sobreviver a Sal, carinhosamente chamada.

E assim está quase formada a equipe dos Time Riders os vigilantes do tempo.



Liam, Maddy e Sal nem imaginam o que lhes espera naquela abóbada suja e bagunçada bem no meio de Nova York do ano de 2001.

Foster lhes explica qual é a missão deles de agora em diante e imediatamente começa a treiná-los.

O treinamento consiste em notar pequenas variações, chamadas de deslocamentos, quando algo no passado é alterado. E assim, imediatamente voltar até lá para ajustar as coisas e manter tudo em ordem.

O que eles nem imaginam é que um cara chamado Karl lá no ano de 2066 está formando um pequeno exército e vai voltar ao passado para mudar o rumo da história e fazer com que a Alemanha vença a Segunda Guerra Mundial. Ele encontrou a máquina do tempo que foi construída muitos anos antes por Waldstein, que depois de sua viagem para o futuro voltou completamente transtornado e disse que jamais poderíamos ter acesso a isso. Porém, nunca disse o que teria visto no futuro.

E esse futuro já é vivenciado por Karl. Um mundo destruído pela poluição ambiental e aquecimento global. A fome, miséria e doenças transformaram o mundo num caos e ele estava determinado a mudar esse futuro, se conseguisse chegar até o passado e convencer o Führer a não invadir a Rússia, além do mais, ele estaria levando a tecnologia deles do futuro para amplificar ainda mais a vitória do grande Reich.

Liam está apavorado com tudo o que está vendo e descobrindo, afinal ele era do século XX, tudo é uma grande novidade. Sal acha tudo um tédio, pois vindo de um futuro muito tecnológico nada a espantava aqui. Então eles conhecem o quarto integrante da equipe, Bob, carinhosamente batizado por eles. A unidade de apoio, a Inteligência Artificial que foi criada em laboratório pelo Foster seria imprescindível nas missões que seriam comandadas pelo Operador Liam.



A partir dessas descobertas e descrições de acontecimentos históricos reais e outros criados pelo autor, seremos imergidos numa história cheia de adrenalina, aventura, ação e muita viagem ao passado e também ao futuro.

O livro é maravilhoso! Eu fiquei completamente imersa na história e era impossível não interagir com os sentimentos dos personagens de medo e surpresa. E não sabemos exatamente em que ano está acontecendo a história, visto que eles estão numa bolha do tempo em 2001 repetindo segundas-feiras e terças-feiras, exatamente nos dias 10 e 11 de setembro de 2001, sim, o ano do ataque terrorista às Torres Gêmeas. Mas não saber em que ano isso está acontecendo com essas constantes viagens ao futuro ou ao passado, não atrapalha em nada a muito bem escrita história de Alex Scarrow.






PONTOS FORTES:

* Enredo maravilhosamente bem construído!

* A história vai intercalando acontecimentos e períodos, como o do ano em que eles estão operando, 2001 e o ano que Karl vive 2066 e para onde vão: 1941, 1953 e assim por diante, mas nada confunde , pois é tudo uma sequência de acontecimentos, provando a influência que alterações no tempo têm;
* Os personagens são incríveis! Amei cada um deles, principalmente o Bob e o Liam! Mas Maddy arrasa sendo a nova comandante deles e Sal é inteligentíssima! 
* Amo demais ficção científica e gosto quando o autor escreve para jovens e isso torna o livro ainda mais legal!



PONTOS FRACOS:


* Queria mais destaque para a Maddy e Sal, como se trata de uma trilogia, acredito que ainda me orgulharei muito delas duas! O primeiro livro foca bastante na ação do Bob e do Liam, mas sei que isso foi necessário para o leitor também ir se inteirando do tema central que o autor quis trabalhar, que era a consequência e a possibilidade de alterar o tempo, seja bem sutilmente ou com uma drástica alteração.

VEREDITO

Um livro de ficção científica para o público jovem muito bem escrito e que encanta na leitura.

Foi uma viagem e tanto pra mim! Super recomendo pra quem quer começar a ler ficção científica e também para quem ama história! 

É uma aventura maravilhosa com personagens muito bem construídos e um enredo bem encaixado, até mesmo o vilão aqui tem suas razões, e eu, particularmente, adoro vilões com uma motivação que causa até um certo pensamento de apoio e uma compreensão do leitor.

CLASSIFICAÇÃO DA MI:
Favoritei e dei 5 estrelas!

ONDE COMPRAR? 

Livro físico na Americanas: TIME RIDERS vol 1
Livro físico na Submarino: TIME RIDERS submarino
Livro físico na SARAIVA: TIME RIDERS 1 - Saraiva

2 comentários:

  1. Ah essas resenhas esmagadoramente incríveis!!! AMEI COM TODAS AS MINHAS FORÇAS! E vou ler esse livro, pra conversamos sobre ele! Muito obrigado por trazer a divulgação desse livro fantástico! Beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada! Estou sempre atrás de ótimas leituras nesse gênero que amo tanto e tenho sorte de ter um amigo com um gosto literário extremamente parecido e que me indica livros maravilhosos também!

      Leia siiim! Você vai se divertir muito!

      Excluir

por Milene Farias desde 2016. Tecnologia do Blogger.